10 dicas de locais próximos de Teresina para curtir o fim de semana

há 5 meses

10 dicas de locais próximos de Teresina para curtir o fim de semana

Créditos: Conheça o Piauí

Quando o fim de semana se aproxima é sempre bom se desligar da rotina, descansar o corpo e a mente, tomar aquele banho refrescante, entrar em contato com a natireza. E aí às vezes você pensa "mas onde fazer tudo isso?". 

Olha, lugares perto e baratos têm bastante. Se você mora em Teresina, se liga na seleção imperdível que separamos para você com as dicas de lugares próximos da capital, indo e voltando no mesmo dia, para curtir um fim de semana apreciando a natureza e se refugiando da correria da cidade.

CACHOEIRA DA BICA

São quase 30 metros de uma queda d´água que forma uma paisagem espetacular. A cachoeira da Bica está a 43 km da zona urbana de Campo Maior e é daqueles destinos em meio a natureza selvagem. Você já chega nela por cima, isso mesmo, pelo espaço do alto da queda d’água, já para sentir a sensação do que lhe espera. A cachoeira está em um ambiente com muitas árvores, pedras e uma piscina natural com água quentinha, mas refrescante. A entrada até ela é gratuita e não há qualquer estrutura ao redor. Para passar o dia todo, leve água e alimentos, sempre lembrando de não deixar lixo no local. A Bica é um local bem preservado, quase ainda intocado pela ação humana. É inspirador! Neste link do GUIA: PASSO A PASSO COMO CHEGAR NA CACHOEIRA DA BICA, você confere todo o caminho até lá.

POÇO AZUL

Só o nome já dá aquela vontade de conhecer. E vale muito a pena! Esse lugar, que fica em Monsenhor Gil, cidade distante apenas 60 km de Teresina, é um riacho com muito verde, mas que tem um atrativo a mais: a cor de sua água é azul. É exuberante! Além disso, o Poço Azul tem águas cristalinas, onde você consegue ver nitidamente o que tem no fundo, além de poder tomar um banho refrescante e mergulhar em meio a vários peixinhos. A entrada é gratuita e, assim como a cachoeira da Bica, não tem bar e restaurante próximo. Para saber como chegar, CLIQUE AQUI e confira nosso guia.

BALNEÁRIO TRÊS RIACHOS

Mais outro destino em Monsenhor Gil, o Três Riachos é um dos lugares que você pode aproveitar em qualquer época, já que nele tem água o ano todo. O balneário fica próximo de uma nascente, tem águas cristalinas, diverso pontos, entre mais rasos e um pouco mais fundos, para que possa mergulhar e muita mata nativa ao redor. É um ambiente tranquilo e para toda a família. O balneário fica em propriedade particular que conta com serviço de bar e restaurante para os visitantes. Neste link do PASSO A PASSO DE COMO CHEGAR NO BALNEÁRIO TRÊS RIACHOS você segue até lá sem erro.

BALNEÁRIO VALE DOS SONHOS

Localizado em União, só a 56 km de Teresina, o Vale dos Sonhos é desses lugares que são um refúgio natural, mas que tem certa estrutura. Além do bom banho pelas águas de sua piscina natural com corredeiras, o local tem para os visitantes serviços de bar e restaurante, espaço para acampar e também conta com serviço de segurança. O balneário tem também diversos atrativos para deixar o dia repleto de boas atividades de contato com a natureza, como passeio de caiaque, passeio de corda pelas águas e ainda a possibilidade de percorrer por trilha. É para toda a família! Clique em COMO CHEGAR NO BALNEÁRIO VALE DOS SONHOS e aproveite tudo isso!

CACHOEIRA DA FORMOSA

Essa cachoeira faz jus ao seu nome. São três quedas d’águas com aproximadamente 8 metros de altura cada uma compondo um bonito espetáculo. As águas descem formando uma bela piscina natural em uma paisagem de encher os olhos. A cachoeira fica localizada em uma propriedade particular na zona rural de União. Devido a estar em uma área privada, a entrada para a cachoeira custa apenas R$ 10,00, valor atualizado até fevereiro de 2019. Não é permitido levar comida e bebida para a cachoeira, assim como também tem limite de horário de entrada, que é até às 13 horas, diariamente. Mas olha, vale a pena acordar cedo, viu. O cenário compensa. Clique AQUI e veja como chegar até a Formosa.

RIACHO DAS ININGAS

Também em União, o riacho das Iningas fica no caminho que leva você até cachoeira da Formosa. Pode ser um ponto para sua passagem ou o seu destino final. Esse riacho é composto por água cristalina em meios às pedras, corredeiras, pequenas cascatas em alguns pontos e grandes árvores que proporcionam sombra o dia todo. Aqui é um lugar para deixar sua mente e corpo bem leves. O ambiente, que é gratuito, ainda conta com um estabelecimento que vende bebida e comida, então dá para você passar o dia todo em imersão nas Iningas. Para chegar até esse destino, o trajeto é o mesmo que faz para a cachoeira da Formosa.

CACHOEIRA DA CAMPEIRA

É a mais lembrada quando se fala de cachoeira. Localizada na zona rural do município de Alto Longá, a Campeira está a apenas 65 km de Teresina. É a mais próxima da capital. De fácil acesso, a cachoeira presenteia os visitantes com uma queda d´’agua de aproximadamente 5 metros e diversos espaços, a maioria separados por várias formações rochosas de altura que dá para serem alcançadas e que, no período chuvoso, formam cascatas. Ela ainda tem piscinas naturais que preenchem quase toda a área. É um ponto turístico gratuito e com espaços para que crianças e adultos possam aproveitar o banho pelas águas da Campeira. Neste link COMO CHEGAR ATÉ A CACHOEIRA DA CAMPEIRA você tem todo o trajeto até lá.

CACHOEIRA DO TINGIDOR

Assim como a Campeira, a do Tingidor é uma das cachoeiras mais conhecidas no Piauí e famosa até nacionalmente, tendo já sido listada em site nacional como uma das 10 mais incríveis cachoeiras do Nordeste brasileiro. Localizada a 2 km da área urbana de Juazeiro do Piauí, município a 163 km de Teresina, essa cachoeira fica na encosta do rio Poti. A sua queda d’água às vezes aparece com uma tonalidade azulada e desce formando diversas outras cascatas menores, além de uma piscina natural. Embora esteja em uma propriedade particular, a entrada é gratuita para desfrutar dessa boa energia. Se quiser passar o dia todo, leve sua água e alimentação, mas sem deixar lixo no local. Para saber como chegar até o Tingidor, clique AQUI. 

CACHOEIRA DO XIXÁ

A cachoeira do Xixá é um belíssimo ponto turístico natural que fica localizado a quase 9 km de Batalha, cidade que fica a cerca de 155km de Teresina. Além do acesso até ela ser fácil, a paisagem compensa qualquer viagem. Paredões de pedras de quase 10 metros formam uma imponente queda d’água que, ao final, forma outras quedas menores e uma refrescante e cristalina piscina natural. Ao redor, muita vegetação nativa. Esse ponto turístico tem entrada gratuita e ainda conta com com um estabelecimento próximo com venda de bebidas e comidas mais simples e adequadas para o ambiente. Para saber mais, clique AQUI. 

RIO LONGÁ EM BARRAS

O rio Longá na cidade de Barras, que fica só a 120 km de Teresina, é patrimônio natural que une os moradores da cidade e pessoas de diversos outros lugares para aproveitar as águas e beleza do rio. Nesse ponto turístico, você pode se refrescar pelas águas e nas muitas cascatas que se formam pelo leito, ficar nas pedras ou margens pegando uma brisa, apreciar o belo pôr do sol tocando o rio ou comer um piabinha frita nos bares e restaurantes que ficam nas margens do Longá. Clicando AQUI você confere mais detalhes desse ponto turístico. 
 

Gostou das nossas dicas? São locais relativamente perto (dá para ir e voltar no mesmo dia), acessíveis e quase todos gratuitos. Junte a família ou os amigos e aproveite seu fim de semana da melhor forma, em contato com a natureza. Se tiver alguma outra sugestão, vamos adorar saber. Conte para a gente!

Ah, e se quiser vem em vídeos muitos dessas belezas naturais que indicamos, acesse AQUI o nosso canal no YouTube.
 
 
 

1 comentário Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

Usuário

Conheça o Piauí • há 4 meses

O Piauí é rico em belezas naturais!


CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório