Água o ano todo: visite a cachoeira da Fazenda Velha em Valença do Piauí

há 2 meses

Água o ano todo: visite a cachoeira da Fazenda Velha em Valença do Piauí

Créditos: Conheça o Piauí

Assim como a barragem Mesa de Pedra, Valença ostenta mais outra preciosidade: a cachoeira da Fazenda Velha.

Desbravamos mais esse lugar para mostrar que, sim, tem muita água pelo Piauizão. Vem com o Conheça o Piauí conhecer a Fazenda Velha.

#O acesso até a cachoeira

A cachoeira da Fazenda Velha fica a cerca de 12 km do centro de Valença. O acesso até ela é fácil e se dá pela estrada que também vai para o balneário de Santa Rosa. É só seguir em frente!

Você consegue ir de carro ou moto até a cachoeira, ficando distante apenas só cerca de  50 a 80 metros. 

#Como é a cachoeira da Fazenda Velha

Até chegar na pequena queda d’água é uma recompensa e tanto! Muitas corredeiras compõem o caminho, já dando aquele gostinho. 

Essa corredeiras formam um riacho acima da queda d’água, o chamado riacho Buritizal, que é a parte mesmo da cachoeira que é propícia para o banho. As águas transparentes e corrente são extremamente convidativas. E o melhor: é um riacho perene! 

A sua queda d’água não é alta, mas o que não tira o seu brilho e frescor. Devido a isso, é possível você ficar em cima dela sem perigo. Entre a água caindo e a formação rochosa que a sustenta há uma espécie de gruta. O quentinho desse espaço misturado com os “chuviscos” da água descendo é renovador.

Ao redor, grandes pedras emolduram o local. Alinhando-se a isso, plantas intactas e no seu devido lugar. As águas caem nas pedras e, logo abaixo, forma uma pequena “poça” d’água que não é bom para banho e nem mesmo mergulhar. 

#O turismo no local

Ainda em julho, estava a ser montado no local um bar, do proprietário Neto do Zuca, onde se pode degustar de algumas bebidas e tira-gosto. 

A cachoeira da Fazenda Velha é para você ir e voltar no mesmo dia, para os que não gostam de acampar. Mas para quem gosta, ao redor não tem tanto terreno plano, mas é possível encontrar espaços que servem para acampar. Ah, e é sempre bom ressaltarr: tem água o ano todo!

Gostou do que viu? Anote aí na sua lista de lugares para se conhecer e depois conte para a gente como foi sua ida até a cachoeira da Fazenda Velha. 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório