Arte em toda parte: conheça a Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho de Teresina

há 10 meses

Arte em toda parte: conheça a Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho de Teresina

Créditos: Rômulo Piauilino

O que fazer em um mercado público?

Arte! Respirar arte. Ver arte. Sentir arte. Valorizar a arte.

É isso que o Mercado Público de Teresina, carinhosamente chamado como mercado velho, também nos oferece. Em meio a suas vendas, compras, cores, imagens, sons e histórias, está a Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho. 

Foto: Irakerly Filho

Inaugurada em 2017, essa Galeria é um atrativo em Teresina que oferece múltiplas possibilidades de ver obras de artistas locais e nacionais, de tornar o invisível em visível, de levar ainda mais vida para o centro da cidade e de democratizar a arte.

E a sua visita até lá já começa por aqui com a gente do Conheça o Piauí. Vamos?!

#Como é a Galeria

Bem no coração da capital, o Centro, e bem no pujante Mercado Velho, a Galeria de Artes Visuais tem estrutura e roupagem que está totalmente alinhada ao espaço em que se encontra.

Foto: Fundação Cultural Monsenhor Chaves

Ela configura-se como uma espécie de salão, com paredes e tetos restaurados, mas preservando a essência do mercado, bem do jeito que a atmosfera pede.

Os espaços dentro dela se comungam, mas também subdividem-se em alas com pinturas, outras com desenhos, já outras com fotografias, esculturas e demais projeções dessa natureza.

Foto: Fundação Cultural Monsenhor Chaves

Essa Galeria foi levada para próximo do povo, para que seja um ambiente artístico-cultural acessível, democrático e que proporcione uma sensação de pertencimento.

E mais, é um espaço construído e pensado para valorizar os trabalhos de novos e já consagrados artistas de todo o Piauí, muitos também estudantes de universidades, que encontram no ambiente uma oportunidade aberta de projeção de seus talentos e das mais variadas forma de expressar suas culturas.

Foto: Irakerly Filho

#O que encontrar na Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho

Entre o cheiro das verduras, dos produtos típicos piauienses, do artesanato, o som da dona Maria vendendo seu tempero, do seu Francisco vendendo o seu peixe, estão também as sensações que a arte nos proporciona.

Transitar por esses ares é também encontrar variadas formas de manifestações, como pinturas, dança, teatro, cerâmica, fotografia, colagem, cinema, paisagismo, moda e decoração.

Foto; Irakerly Filho
Foto: Irakerly Filho

Nessa galeria você ainda observa diversas esculturas, com uma coleção com obras de todas as formas, tamanhos e cores, com tema sacro, abstrato e moderno.

E por falar em tema, nada nesse ambiente é limitador. Essa galeria abraça qualquer temática, de qualquer artista de nosso estado.

O espaço também recebe e já recebeu valorosas exposições locais e nacionais, a exemplo da exposição individual do mestre piauiense Nonato Oliveira, que inclusive foi a que inaugurou a galeria; também de Elda Ribeiro, Fátima Campos, Fernando Costa e Aureliano Muller; além de exposições coletivas como a Entre Rios, Prêmio 2018, Piauhy Surreal Group, Amor e Feira, Ruaz Grafite e Prêmio 2019.

Exposição de Nonato Oliveira - foto: Wilson Filho
Exposição inédita do artista plástico Fernando Costa - Foto: Fundação Cultural
Escultura da artista Fátima Campos - Foto: Entrecultura
Fotografia dentro de sacos plásticos com água na exposição Entre Rios - Foto: Entrecultura
Escritas urbanas na exposição Ruaz Grafite- Foto: Fundação Cultural
Exposição de dez artistas visuais do Prêmio 2018 - Foto: Mulheres Empreendedoras

A Galeria de Artes do Mercado Velho tem a curadoria de Guga Carvalho, que é coordenador de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, órgão da Prefeitura de Teresina e responsável pelo espaço.

#Quando visitar

A Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho é aberta de segunda a sexta, no horário de 9h às 17h, e aos sábados, de 09h às 14h. 
 
E o melhor, com entrada totalmente gratuita!

Foto: Irakerly Filho

E você, já tinha ouvido falar ou já visitou essa galeria? Não deixe de conferir esse espaço relativamente novo e que está totalmente alinhado à vivência social, cultural e histórica, dentro de um local que faz parte da formação de Teresina, o mercado velho.

Um local que aproxima o novo e o velho, a revitalização e a permanência, a arte e o público. 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório