Cachoeira das Arraias, uma das atrações do Parque Municipal Pedra do Castelo

há 10 meses

Cachoeira das Arraias, uma das atrações do Parque Municipal Pedra do Castelo

Créditos: Conheça o Piaui

No período chuvoso a água em abundância e música para os ouvidos. É com essa imagem de encher os olhos e com o som de uma natureza pulsante, que a cachoeira das Arraias se apresenta. Ela é mais uma das belezas naturais do Parque Municipal Pedra do Castelo, no município de Castelo do Piauí.

Além de abrigar a Pedra do Castelo e muitas trilhas, o Parque Municipal Pedra do Castelo, que tem entrada gratuita também oferece para os seus turistas que visitam o lugar, a cachoeira das Arraias, com quedas d’água de 20 metros de altura.

 

#Como as Arraias são formadas

As águas da cachoeira são formadas pelo riacho da Palmeira, um encanto natural que o Parque Pedra do Castelo atravessa. A nascente desse riacho é em Castelo do Piauí, depois ele percorre belos 20 Km até desaguar no rio Poti.  

No meio desse percurso, o riacho deixa um magnífico presente pelo caminho: a cachoeira das Arraias. Aliás, um não, dois, afinal, são duas quedas d’água.

#A primeira parada na cachoeira

A primeira queda d’água formada é chamada, por muitos, como cachoeira do mal, embora a grande maioria chame mesmo por cachoeira das Arraias. Mas mal só no nome, pois ela faz um bem danado para todos que ali vão. Águas volumosas que caem velozes em meio a rochas e pedindo licença para toda a flora e fauna ao redor são a atração principal.

Mas essa perfeição não para por aí. Uma trilha com bem mais dificuldades e grandes paredões de pedra separam a primeira da segunda queda d’água da cachoeira das Arraiais. Esse é um dos caminhos para chegar nela(existe outro), porém, o Conheça o Piauí alerta, esse trajeto é só para quem realmente adora uma aventura.

Essa opção de trilha até a segunda queda é cheia de caminhos tortuosos, íngremes e escorregadios. Por esse trajeto também você terá que passar por imensos paredões de pedras, uns próximos aos outros, formando umas fendas que deixam o caminho mais fechado, com iluminação não tão forte e ainda com um ar meio de mistério.

Mas olha, caro(a) leitor(a), vale muito a pena seguir tudo isso. Claro, se topar uma aventura daquelas de tirar o fôlego. Vale destacar que todo o passeio pode ser acompanhado por um guia.

#A segunda parada na cachoeira

Mas o que não falta nesse local é paisagem de tirar o fôlego. Após percorrer todo esse caminho mais radical, mais outra recompensa: a segunda queda d’água da cachoeira das Arraias. A visão de duas quedas, que parece ficar um em cima da outra, lembra aqueles quadros de paisagem divinamente pintados ou imagens da internet. Mas aqui é real, bem real!

Os 20 metros de descida vibrante das águas formam uma piscina natural que, na época de chuvas na região(janeiro até abril), chega a ter cerca de 10 metros de profundidade. É muita coisa! Por isso, aqui vai mais um alerta: nesse período, o aconselhável é não tomar banho nas Arraiais. Aproveite a cachoeira para se reenergizar, conectar-se com esse ambiente e tirar muitas fotos para deixar registrado esse momento.

Mas passada essa época e chegado o conhecido tempo quente no Piauí, o volume de água não é tão grande, por isso, vale a pena o mergulho, claro, sem deixar de lado o cuidado como em qualquer lugar.
 

#A cachoeira tem água o ano todo?

As duas quedas d’água da cachoeira das Arraias não são perenes, ou seja, elas não são volumosas durante todo o ano. Porém, uma pequena cascata dura o ano todo, por isso, as piscinas naturais que se formam na cachoeira têm água em qualquer período do ano. É só aproveitar e voltar sempre, afinal, quem vai na cachoeira das Arraias sempre fica com aquele gosto de quero mais.

Então, o que falta para sentir esse gostinho e conhecer esse cenário espetacular? Se é como chegar até lá, o Conheça o Piauí mostra para você em COMO CHEGAR ATÉ A CACHOEIRA DAS ARRAIAS.

 

Boa viagem e até a próxima parada!

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório