Cachoeira das Furnas, em Jatobá do Piauí, mais uma rara beleza para se conhecer

há 8 meses

Cachoeira das Furnas, em Jatobá do Piauí, mais uma rara beleza para se conhecer

Créditos: Domingos

Em cada canto desse Piauizão tem uma cachoeira perto de você. No município de Jatobá do Piauí temos a encantadora cachoeira das Furnas.

Com acesso super fácil, essa cachoeira fica só a 5 minutos da área urbana de Jatobá do Piauí. Esse município está a 135 km de Teresina e a 55 km de Campo Maior, que é onde tem a cachoeira da Bica e os restaurantes de capote mais tradicionais do Piauí.

Praça em Jatobá do Piauí - Foto: Jhonatas Saraiva

Vamos agora saber mais sobre a cachoeira das Furnas e o acesso até ela. Partiu!

#Como é a cachoeira de Furnas

Essa cachoeira é mais um desses quase abrigos ecológicos que temos no Piauí. Ao redor, muito verde e tudo preservardinho.

O nome Furnas se deve ao córrego chamado Barra da Furna, que se divide em espécies de braços d’água e segue se misturando pela vegetação.

A chegada até a cachoeira de Furnas é por cima de suas cascatas, sim, a das Furnas é como se fosse escadas por onde a água desce, não é nenhuma queda d’água de altura elevada. Porém, não tira em nada a sua grandeza.

O barulho e imagem da água rolando pelas pedras e desaguando no poço que se forma é tudo o que a gente precisa para relaxar. Descendo pela “escada” de cachoeira, você chega no poço maravilhoso para mergulhar. Caminhando mais ou pouco por ela, chega até uma parte em que água assume uma cor esverdeada, deixando tudo ainda mais bonito.

Foto: Domingos José

Uma ressalva é que as pedras são bastante escorregadias, ou seja, cuidado redobrado se for levar crianças. Assim como também essa espécie de poço na parte inferior é profundo, sendo ideal só para adultos e quem sabe nadar.

Na cachoeira das Furnas não tem estrutura turística, como bar, restaurante. Ela fica em uma área privada, onde o proprietário às vezes vende algo, como bebida, mas não é uma constante. Portanto, leve seus alimentos, água, e a velha e sempre importante ressalva: não deixe lixo no local.

Assim como a maioria das cachoeiras do Piauí, a das Furnas só tem água no período chuvoso no estado, que é entre fevereiro e maio.

#Acesso até a cachoeira das Furnas

Pode-se dizer que essa cachoeira fica praticamente dentro da cidade. Só cerca de 5 minutinhos para chegar nela. A cachoeira das Furnas fica localizada no povoado Malhada Grande.

O acesso até lá é bem fácil. O caminho começa próximo a um campo de futebol, que fica a 1 km do final da avenida Virgílio Evangelista. Depois é só seguir por uma estrada de chão, que é trafegável para todo modelo de carro, motos e qualquer outro tipo de veículo.
 
Não tem erro, não tem dificuldade, o acesso é gratuito e ainda é bela. Partiu cachoeira das Furnas?!
 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório