Cachoeira do Bota Fora: água o ano todo e somente a 18 km de Piripiri

há 1 mês

Cachoeira do Bota Fora: água o ano todo e somente a 18 km de Piripiri

Créditos: Reprodução

Cachoeira no Piauí que não seja só no período chuvoso?! Temos! Dentre essas raridades, está a cachoeira do Urubu-Rei e a dos Picos, como já vimos em outras matérias nossas, e também a cachoeira do Bota Fora, que é o nosso destino de hoje.

Localizada no município de Piripiri, o mesmo onde tem o açude Caldeirão, a cachoeira do Bota Fora é perene, ou seja, tem água nela o ano todo. Como qualquer época é tempo de visitá-la, a gente convida você a conhecê-la agora.

Bora pro Bota Fora?!

#Localização e acesso até a cachoeira do Bota Fora

A cachoeira do Bota Fora está localizada a 18 km do centro de Piripiri, em um povoado também chamado de Bota Fora.

Povoado Bota Fora - foto: Arthon Gracie

Saindo do município, você pega a BR-222 com sentido para o Parque Nacional de Sete Cidades. Chegando aqui, você entra à direita, onde seguirá por 7 km em uma estrada de carroçal. Qualquer tipo de veículo pode trafegar por esse caminho.

Após percorrer por esses quilômetros, você chegará em um campo aberto, onde tem uma casa. Pare, estacione seu veículo e desça para seguir a pé por um trilha de 1 km até o local onde está a cachoeira.

Foto: Mochileiros do Piauí

Esse trajeto agora requer alguns cuidados, pelo fato de no caminho haver muitas pedras e raízes de árvores pelo chão. Mas no geral, a trilha que é feita a pé é fácil, dando até mesmo para ir crianças e idosos.

#Como é a cachoeira do Bota Fora

A cachoeira do Bota Fora já fica dentro da Área de Preservação Ambiental(APA) da Serra da Ibiapaba, que divide o Piauí e Ceará.

Características de clima e vegetação serrana junto com a o clima e vegetação marcadamente piauiense reverberam nos caminhos e no que presenciamos na cachoeira.

Grandes árvores deixam um ambiente não tão iluminado e meio que emolduram todo o espaço dessa cachoeira, que é composta por pedras, água corrente e a queda d’água. Nesta, dá para você subir, dá para ficar sentado numa espécie de pequenos degraus que a sustentam, enfim, dá para aproveitá-la como quiser.

Foto: Canal sem Fronteiras

A singularidade do lugar a gente já avista de longe. A queda d’água parece sair de dentro da rocha. E mais, parece ter pedido licença das árvores para aparecer. Aos nossos olhos, quase que um quadro pintado.

Foto: Natural Fotografias

Essa imagem é embelezada pela água que segue seu curso natural, preenchendo diversos espaços e proporcionando para a gente bons e refrescantes banhos geladinhos.

Corredeiras pelo ambiente da cachoeira - foto: Natural Fotografias

A entrada até essa cachoeira é gratuita e, assim como muitas outras, não tem estrutura de bar ou restaurante ao redor. Por outro lado, além de “banhar” por essas águas, dá para fazer rapel e ainda tirolesa.
 
E então, gostou de mais essa dica de atrativo natural? Só em ter água o ano todo, já é de valorizar bastante a cachoeira do Bota Fora. Não perca tempo e visite essa raridade em nosso Piauí.
 
 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório