Cajueiro-rei, no município de Cajueiro da Praia, o maior cajueiro do mundo

há 2 semanas

Cajueiro-rei, no município de Cajueiro da Praia, o maior cajueiro do mundo

Créditos: Conheça o Piauí

Já pensou em visitar um cajueiro? Sim, uma planta que dá a fruta caju. Se ainda não tinha pensado nessa possibilidade, comece a rever seus roteiros. O Piauí tem o maior cajueiro do mundo, o Cajueiro-Rei. E, claro, com essa fama toda, não poderia deixar de ser um atrativo turístico.

Nós do Conheça o Piauí vamos mostrar agora onde fica esse cajueiro, o acesso até ele, como ele é e como se deu esse título mundial.

#Onde fica o Cajueiro-Rei

O cajueiro-rei fica localizado no lugar de igual nome, no município de Cajueiro da Praia, o mesmo onde tem o projeto peixe-boi marinho e a paradisíaca praia de Barra Grande. A visita é aberta e gratuita.

Para chegar até ele, confira o trajeto no mapa abaixo. 

De:
Para: Cajueiro Rei
map_canvas

#Como é o cajueiro-rei

Uma área de 8.834 m². Achou muito? Pois saiba que essa é extensão do cajueiro-rei. Já dá para ter noção do tamanho dessa árvore. É muito grande! E haja sombra, ar puro e muito caju.

Esse cajueiro se espalha por toda essa área, dando a impressão de que há vários “pés de caju”. No entanto, é um só. E toda essa grandiosidade nasceu de apenas uma castanha e ainda hoje seus galhos se multiplicam, nascendo troncos iguais aos que lhe deu origem.

E como essa multiplicação acontece? O cajueiro-rei espalhou-se em ramificações por reprodução não-sexual, chamada alporquia de solo. Esse tipo de reprodução é feita quando os galhos tocam o chão, eles são recobertos pela terra úmida e ganham raízes próprias.

Assim, quando o galho brota, o tronco é reforçado e se todas novas ramificações, iniciando mais uma vez o processo original.

Tudo isso é feito há 200 anos, desde quando nasceu o cajueiro. E desde 2013 essa árvore é patrimônio natural e turístico de Cajueiro da Praia, sendo protegido por Lei Municipal.

#Como se tornou o maior do mundo

O que a gente já imaginava foi comprovado cientificamente. No dia 14 de outubro de 2017 o periódico internacional Genetics and Molecular Research (GMR) publicou um artigo de sete páginas que apresentou as comprovações de que sim, temos no Piauí o maior cajueiro do mundo.

O Cajueiro-Rei foi comprovadamente certificado que é maior que que o Cajueiro de Pirangi, que fica na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, que até então estava no Guines Book como o maior.

E como foi medido? Os pesquisadores usaram ferramentas do Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizando imagens de satélite da árvore e também softwares que mediram o perímetro e a área ocupada.

Assim, o cajueiro-rei totalizou 8.834 m², mais de 300 m² maior do que o Cajueiro lá do Rio Grande do Norte, que mede cerca de 8,5 mil m².
 
Olha, o nome rei não é à toa. Ele realmente é majestoso e vale sua ida para ver de perto. Não dá pra deixar de visitar o maior cajueiro do mundo. Vamos nessa?
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório