Créditos: Conheça o Piauí
Quem chega no município de Picos já avista aquela estrutura grandiosa. Sabe do que se trata? Ela mesma, a famosa catedral de Picos.
Assim como o Museu Ozildo Albano, a catedral é mais uma atração turística de Picos. Ela se apresenta monumental, pujante, bela e repleta de história e curiosidade, formando um lugar para se visitar na cidade modelo.
E por que conhecê-la? Para começar, ela tem 40 metros de altura e é uma das maiores igrejas do Nordeste. Mas tem muito mais! Vem com a gente do Conheça o Piauí que nós te contamos tudo.
#Como é a catedral de Picos
Localizada no centro da cidade, essa catedral possui duas torres que tocam o céu e completam a sua exuberância e autoridade religiosa. Essas torres estão dispostas de forma que parecem ser algo fora a parte da parte principal da igreja.
Com estilo gótico, a catedral ainda tem altares de mármore, algumas partes com detalhes em metal dourado que foram trazidos da Itália e possui lindos 90 vitrais.
Esses vitrais têm imagens bíblicas e, como os vidros que o formam são coloridos, acabam por refletir para dentro da igreja uma luminosidade de acordo com suas cores.
#História de sua construção
No local onde está a catedral era antes uma igreja bem menor, que foi construída em 1871. Essa construção se deu em um tempo recorde de 90 dias.
A antiga edificação foi construída para que fosse colocada a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. A santa foi levada para igreja por um escravo, que foi a pé de Salvador até a Picos levando a imagem como resultado de um pagamento de promessa.
Ao longo dos anos, essa igreja ficou pequena para a população de Picos que só aumentava. A partir de 1948, tendo como mão de obra a população local, começou a ser construída o que hoje tem como a catedral.
Ela demorou 20 anos para chegar na atual estrutura, tendo a sua construção começado na parte de trás da igreja antiga, pois era inicialmente para ser apenas uma ampliação da antiga.
#Curiosidades sobre a Catedral
Não se sabe ao certo se é verdade ou não, mas alguns relatos interessantes rondam a catedral de Picos.
Um deles é de que um dos pedreiros da obra caiu de cima da torre e nada sofreu. Saiu a andar normalmente sem qualquer ferimento.
Outro enredo é de que um outro pedreiro subiu em uma das cruzes que fica na torre e ficou em pé sem nenhum tipo de equipamento, apoiando-se, inclusive, só com um pé.
É, como se viu, é história, é fé, é beleza, é grandiosidade em um só lugar. Gostou dessa dica de lugar para se visitar? Conte nos comentários o que achou, se já conhece, o que tem a mais para nos contar sobre essa belíssima catedral.