Como chegar ao Poço Azul, partindo de Teresina

há 1 ano

Como chegar ao Poço Azul, partindo de Teresina

Créditos: Juscel Reis

Para quem quer aproveitar as boas energias que a imagem e um mergulho no Poço Azul proporcionam, o Conheça o Piauí ajuda você a chegar até o local, que fica a 19 km do centro de Monsenhor Gil, pequena cidade do Piauí distante cerca de 60 km de Teresina.

O acesso é fácil! Siga a trilha e aproveite cada detalhe desse caminho até chegar no Poço com suas águas azuis, cristalinas e refrescantes em meio a uma natureza preservada e ao silêncio fora das grandes cidades.

#Passo a Passo de como chegar

Rotatória da entrada da cidade de Mosenhor Gil

Ao chegar em Monsenhor Gil, pela BR 316, na rotatória do início da cidade zere o odômetro e siga em frente.

Fábrica de premoldados

No km 0.8 vire à esquerda, onde tem como ponto de referência uma fábrica de concreto. Depois de entrar por esse caminho, vire novamente à esquerda, no sentido da esquina dessa fábrica (seu odometro marcará 0.9km).

Riacho Mosenhor Gil

Continue a seguir a estrada e, em 1,5 km, você passará em uma ponte sobre o riacho de Monsenhor Gil. Importante destacar que abaixo dessa ponte só tem água durante o período chuvoso. Siga em frente acompanhando o asfalto e, em 2,2km, vire à esquerda.

No 2,4km, siga pela direita e continue o caminho por um pequeno trecho de asfalto até chegar no 2,5km, ponto em que entrará na estrada de piçarra.

Já nessa estrada de piçarra, em 2,7km você encontrará um “mata-burro”. Continue a seguir pela via principal e, claro, sem deixar de curtir o visual exuberante ao redor, com regiões montanhosas, à direita, e árvores frondosas.

Mas não se perca no visual! Ao chegar em 5km, vire à direita, ponto em que será possível ver uma caixa d’agua como referência. Nesse momento, você estará agora no povoado Ladeira do Pau Pombo. Fique atento(a)!

Seguindo pela estrada, a partir de 8 km você cruzará com uma reserva de eucaliptos da Suzano e também com criação de animais e vaqueiros passando, tudo isso compondo um típico cenário nordestino. Nesse momento, você já estará agora no Povoado Monte Belo.

E continuando a viagem, em 14,6km tem uma descida que leva para a ponte com passagem molhada sobre o Riacho Barrocão. Grave esse nome!

Percorrendo a estrada, em 15,8 km vire à esquerda, onde é o momento de felicidade maior: você avistará a placa Poço Azul. Sinal de que, sim, você está bem próximo. Aproveite para se deliciar com o ar puro do bosque de Eucaliptos. Junto com ele, árvores secas, algumas caídas, formam a variedade incrível que a natureza dessa região do Nordeste proporciona. Ao chegar em  17.9km, um lajeiro incrível criam telas fascinantes, onde o homem precisa estar alerta e em sintonia para preservar.

Todo este cenário já faz parte da serra que os nativos chamam de Morro de Iracema, um lugar queridinho pelos amantes da natureza e dos trilheiros de moto. Já no 19.3km, você entrará na porteira do Balneário Poço Azul.

Após passar pela porteira, entre uma caixa d’agua e um casa no local, você entra e segue pela estrada de terra. Ao ver uma bifurcação, pode entrar em qualquer um dos caminhos, pois eles te levarão ao tão esperado oásis.

 

Mais precisamente em 19.8 km, você chega ao seu destino final. O Poço Azul está lá a sua espera. Aproveite bastante, claro, sempre primando pela preservação do local.

Não esqueça de contar nos comentários o que achou dessa dica de mais esse ponto turístico. Quer ver em vídeo os detalhes de todo o trajeto? Acesse o canal do Conheça o Piauí no YouTube.

 

Até a próxima parada!

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório