Créditos: Conheça o Piauí
Chegar a Novo Santo Antônio é sentir um caminho tranquilo, parece que nada exige pressa. São fazendas, animais e morros de arenito no percurso (bem típico de uma estrada no Piauí). Diferente da Cachoeira das Corujas, dessa vez terá que passar pela cidade para chegar até a Cachoeira do Rosário, ou Pigoita como preferem os nativos.
Depois de várias curvas na PI-221, são 115 km até a entrada de Novo Santo Antônio desde o balão da Usina Santana em Teresina(saída pela BR-343). Avançando um pouco mais, com 127,7km percorridos, a PI-221 é substituída pela Avenida Martins Vieira onde se poder ver ao final a Câmara de Vereadores do município.
Siga à direita, na última rua e suba a ladeira(um aviso: já acostume-se com ladeiras!). Siga até o fim da rua, entre à esquerda, próxima direita e esquerda novamente nas ruas com calçamento de Novo Santo Antônio.
Você chegará ao acesso da passagem molhada e a placa confirmando: faltam apenas 5km. Advinha só o que surge: novas ladeiras, mas nada que assuste ao visitante de primeira viagem. Se for período chuvoso, a passagem molhada vai até limpar os pneus com a água que vem do encontro dos rios Sucuruju e Canudos.
Agora é contornar a água entrando à esquerda. E aí? Mais ladeiras! Nem precisa de pressa, é só vencer uma por vez até finalmente a recompensa: as corredeiras da Pigoita.
Pigoita significa criança com danação, de acordo com os nativos. O nome chegou para o balneário quando as mães brigavam, "menino pigoita, não te atreve"!
O outro nome dado para o local é Cachoeira do Rosário. Os nativos contam que o rio faz um contorno entre as pedras num trajeto semelhante a um rosário, que inspirou o nome.
A Pigoita, ou Cachoeira do Rosário, é o ponto de banho mais estruturado de Novo Santo Antônio com passarelas que facilitam o acesso ao local.
Por lá, quando o período chuvoso chega, famílias inteiras aproveitam as corredeiras. Como não tem bar nem restaurante, muita gente traz a churrasqueira e bebidas.
E como as crianças sempre gostam mais de brincadeiras, na Pigoita(Cachoeira do Rosário) há possibilidade de improvisar para ficar mais divertido para os pequenos.
E atenção: quem gosta de saltos ornamentais acrobáticos, não se empolgue muito na Pigoita(Cachoeira do Rosário) porque são muitas pedras e lodo escorregadio. Lembre-se de sempre consultar os nativos sobre os locais mais seguros.
Gostou do roteiro? Não esqueça de contar nos comentários o que achou de mais essa mafavilha da natureza piauiense.