Conheça a cachoeira da Lembrada, que fica no Cânion do rio Poty

há 1 mês

Conheça a cachoeira da Lembrada, que fica no Cânion do rio Poty

Créditos: Juscel Reis

Se não bastasse toda a paisagem monumental que o Cânion do Rio Poti nos proporciona, ele nos presenteia ainda com a cachoeira da Lembrada. Ela marca o chamado início do médio cânion.

E já que temos esse atrativo ainda para completar tudo o que podemos ver e fazer no cânion, então vamos desfrutar essa cachoeira como se deve, né, e começar a sua viagem por aqui com a gente.
 
#Localização e acesso até a cachoeira da Lembrada
 
A cachoeira da Lembrada fica localizada dentro da área do cânion, que está localizado no município de Buriti dos Montes. Como já vimos em outras matérias nossas, para ter acesso ao cânion do Rio Poti, há duas portas de entrada, uma por Juazeiro do Piauí e a outra por Castelo do Piauí.

Bifurcação da estrada nova do cânion por Juazeiro - foto: Maurício Adrenalina

Pelo caminho você passa por vários povoados, com cenários espetaculares, como o chamado Mãe D´água, que tem um mirante que abre o seu olhar para a Serra do Jeija; e ainda tem também o local denominado Barro Vermelho, onde tem a Serra das Pitombeiras e o céu quase tocando ela.
 
Assim que chega no local em que se tem que deixar o veículo, é hora de movimentar o corpo. Para se ter acesso a cachoeira da Lembrada, é preciso ter disposição.  Porém, você caminha por uma trilha quase cênica, composta por trechos bem íngremes e que margeiam os grandes paredões do cânion do rio Poti.
 
Seguindo a trilha, em determinado momento se chega a um terreno mais plano, porém com pedras, onde já está mais próximo da cachoeira. É só seguir e pronto, está ela!

Descida para a Lembrada - foto: Maurícia Adrenalina

#Como é a cachoeira da Lembrada

Fazendo aqui o trocadilho com o nome, essa é uma das que vai ser sempre LEMBRADA por você depois que a conhece. Não é nenhuma queda d´água de vários metros de altura, mas nem precisa.
 
O visual que ela nos dá é de paz e ao mesmo tempo agitação, que mesmo com seus pouquíssimos metros, desce mostrando toda a sua força e poder. E vai se espalhando por entre as pedras e todo o terreno plano, formando até mesmo pequenos buracos com água onde dá para gente ficar imerso.

Foto: Valdeci Ribeiro

Ver a cachoeira da Lembrada e “banhar” nela é uma experiência e tanto, que já começa no caminho, como vimos. E para completar, caso a força da água não deixe você aproveitar tanto assim o banho, caminhado para próximo você encontra um espaço formado pelas águas do rio Poti, com leves correntezas e água morninha e fresca.
 
Nesse local, que ainda faz parte da cachoeira, dá para ficar super à vontade dentro da água só curtindo momentos relaxantes. A cachoeira da Lembrada fica na área do cânion que é totalmente dentro do Piauí, já que em muitas partes ele está na divisa entre Piauí e Ceará, como vimos aqui.
 
E em meados de julho, agosto, quando acontece no Piauí a florada da árvore Pau D’arco, o famoso Ipê, a cachoeira torna-se quase que uma imagem daquelas de papel de parede de computador, sabe. Ao redor dela, os ipês deixam a Lembrada ainda mais exuberante e singular. 

Foto: Juscel Reis

Quantos bons motivos para se aventurar pela cachoeira da Lembrada! O bom de ir até ela é que, além de aproveitar esse tipo de atrativo, ainda passeia pelo cânion. Um turismo único e completo desse não dá para perder, né!
 

Siga essa nossa dica e boa viagem!
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório