Conheça a Covão, uma cachoeira encantadora em forma de escadaria

há 1 ano

Conheça a Covão, uma cachoeira encantadora em forma de escadaria

Créditos: Conheça o Piauí

Você já viu escada de cachoeira? Ficou imaginando aí como seria, não é mesmo! Mas saiba que realmente existe um lugar que é praticamente assim. É a cachoeira do Covão, também no município de Castelo do Piauí, que fica a 190 km de Teresina, embora a porta de entrada para ela seja por Juazeiro do Piauí.

Aliás, Castelo é o palco de todo tipo de turismo. Seja cultural, festivo ou mesmo os naturais, como a Pedra do Castelo, Cachoeira das Arraias, Cânion do rio Poti e até mesmo uma pirâmide. E agora, a cachoeira do Covão, que o Conheça o Piauí apresenta para você.

#Como é a cachoeira do Covão

Se você gosta de umas boas doses de adrenalina, certamente este é o lugar. Quem chega na cachoeira do Covão já chega pelo topo das quedas d´água. Uma delas tem 12 metros de altura, e a outra tem 15 metros.

E para tomar banho nelas e na piscina natural que se forma abaixo, tem que descer pelas quedas. Como assim? A cachoeira do Covão fica como se fosse em um beco, onde de cada lado tem paredões de pedra e, ao meio, a cachoeira e toda a sua imponência em abrir caminhos. É como se ela estivesse em buraco.  

Assim, para você ter acesso a um banho refrescante pelas águas, tem que descer, literalmente, por uma escada de madeira que foi colocada lá ou se preferir, pode ser por cordas. Você desce por vários degraus de rocha e água corrente.

#Por que visitar?

Todo esse caminho mais complicado, que mais parece uma grande escadaria de cachoeira, é recompensador. Embora tenha esse acesso um pouco mais difícil, o local vale a pena por ser diferente das cachoeiras de “formatos” mais comuns.

A do Covão não é uniforme, ela é repleta desses degraus, onde passam por eles água em abundância no período chuvoso, que é entre janeiro e início de maio. Ao redor dela, grandes formações rochosas que parecem ter sido esculpidas a mão. E sempre bom ressaltar que todo cuidado é válido, seja principalmente nos banhos e descidas. As pedras que compõem a cachoeira são escorregadias.

Você também pode se refrescar nas águas e ter um contato com uma vegetação que foi pouco desbravada e que continua bem preservada da ação humana. Além dos paredões, muitas plantas se misturam com águas e que deixam o ambiente mais ainda selvagem.

As árvores também são o apoio para um balanço que foi colocado lá. Já imaginou você se balançando nele, pegando toda a “refrescância” da água e ainda se sentir como se tivesse voando pela cachoeira?

Pois é, a Covão proporciona tudo isso. E ainda, quem quiser fazer aquele bom rapel, também é o lugar.

#Localização específica

A cachoeira do Covão fica localizada no povoado Boa Esperança, na zona rural de Castelo do Piauí. Ela está em uma propriedade privada, a do senhor Etevaldo, que é bastante hospitaleiro e bem prestativo com os visitantes, auxiliando-os sempre que possível.  

Inclusive, foi ele quem colocou a escada para a descida, cordas e também o balanço.

A entrada para o Covão é gratuita. E a dica é que esse é um ponto turístico para quem realmente gosta de se aventurar. Portanto, não é aconselhável para crianças.

#Onde comer

Além de ser o dono da propriedade onde está a cachoeira, o Sr. Etevaldo também tem um estabelecimento que vende comida e bebida.

A refeição é apenas R$15,00 por pessoa. E saborosa! Quem quiser reservar um bom almoço, é só entrar em contato com ele pelo telefone 86 98136-2611, ou com Pureza Lima, pelo 86 98181-7469 ou ainda pode falar com o Erinaldo Lima, pelo 86 99997-3224

E então, já ficou com vontade de descer pelos degraus da cachoeira do Covão? O Conheça o Piauí leva você até lá. Sabe como? É só conferir aqui: GUIA: COMO CHEGAR ATÉ A CACHOEIRA DO COVÃO.

Boa viagem e até o próximo destino!

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório