Conheça mais sobre a Cerâmica com pinturas da Serra da Capivara

há 9 meses

Conheça mais sobre a Cerâmica com pinturas da Serra da Capivara

Créditos: Conheça o Piauí

De um lado, uma das artes mais antigas do mundo. Do outro, as pinturas feitas pela humanidade há milhares de anos atrás. A união disso? Obras apreciadas e adquiridas pelo mundo todo, as singulares e belas peças da Cerâmica Serra da Capivara. 

Aliando empreendedorismo, sustentabilidade e melhorias sociais, as marcas pré-históricas encontradas no Parque Nacional Serra da Capivara(clicando aqui você confere tudo sobre esse lugar) também têm sido eternizadas em peças que podem ser usadas no dia a dia em sua casa, no seu escritório, para presentear alguém, para vender ou como preferir.

E elas podem ser encontradas nas maiores lojas do país, a exemplo da Tok Stok, assim como também em redes de lojas e ONGs na Europa.

A nossa Cerâmica, inclusive, já ganhou o Prêmio de Melhor Projeto de Sustentabilidade do Brasil

E nós do Conheça o Piauí estivemos na oficina de artesanato e loja Cerâmica Serra da Capivara e conferimos de perto a produção e comercialização desses produtos únicos para trazer até você todos os detalhes. Confira agora!

#Localização

A oficina e loja Cerâmica Serra da Capivara fica nos arredores do parque, mais precisamente no povoado Barreirinho, zona rural do município de Coronel José Dias, no sudeste do Piauí. Essa cidade fica a 550 km da capital Teresina.

Para chegar até lá, pode ser de automóvel ou ônibus que sai de Teresina ou de outras cidades, como também por meio aéreo, com voo fretado desembarcando no aeroporto de São Raimundo Nonato, cidade que fica só a 33 km de Coronel José Dias. No entanto, ainda são poucos os voos que operam pela região.

Assista ao Vídeo
Assista ao Vídeo

Conheça o Piauí: Ceramica Serra da Capivara

Unindo técnicas artesanais e tecnologia, a Cerâmica Serra da Capivara produz peças de alta qualidade, utilitárias, funcionais, que valorizam tanto a cultura ...

#A ideia da Cerâmica Serra da Capivara

O povoado Barreirinho fica em uma região de muita pobreza. Após a criação do Parque Nacional Serra da Capivara, que é patrimônio mundial pela UNESCO, as muitas famílias da localidade não poderiam mais realizar atividades como plantar, criar animais, dentre outras, pois a região compreende área de preservação. A maioria formada por agricultores de origem humilde e sem uma educação formal teve assim dificuldades para sobreviver.

No entanto, ao longo do tempo, homens e mulheres dessas famílias foram aos poucos sendo distribuídos para trabalharem na conservação do parque. Mas as melhorias foram bem mais! 

Foi quando a responsável pelo Parque, a arqueóloga Niède Guidon, idealizou o projeto Cerâmica da Serra da Capivara, um trabalho politicamente correto, socialmente justo e ecologicamente responsável, tendo como base o empreendedorismo com artesanato em cerâmica.

A arqueóloga levou para o local um ceramista descendente de japonês, que ensinou para os moradores do povoado todas as técnicas dos trabalhos com argila. Esses moradores da comunidade não trabalhavam antes com artesanato em cerâmica, mas quem vê o resultado final acha que essa atividade sempre fez parte da vida deles.

E foi assim, buscando maior inclusão social e proporcionando alternativa de trabalho e renda para essas famílias da região, que foi criada a oficina de artesanato e loja Cerâmica Serra da Capivara.

#Melhorias de vida

O complexo no parque que engloba a cerâmica, o albergue e o restaurante compreende cerca de 60 empregos diretos. A cerâmica é o foco principal, por meio do qual os trabalhos feitos pelos moradores conseguiram ganhar mercado e serem reconhecidos em todo o Brasil e também pelo mundo.

Hoje as famílias vivem, praticamente, desse trabalho que tem sido motivo de agradecimento e melhorias de vida delas, como contou para a gente o gerente da Cerâmica Serra da Capivara, Antônio Marcos de Oliveira. “A gente sente orgulho! A nossa comunidade é pobre, e hoje a gente vive desse trabalho e com uma vida melhor, tanto para nossos filhos, como para o nosso futuro e também para o futuro da cidade”, declarou orgulhoso.  

Antônio também nos destacou que toda a estrutura do parque faz com que eles sejam vistos, as peças sejam vendidas, devido também à facilidade de acesso. “Hoje a gente vive bem em consequência de uma estrutura que foi melhorada para visitação do parque. Se não tivesse isso, os turistas não vinham nos visitar e não teríamos vendas. E agora também temos o Museu da Natureza, que faz com que mais turistas visitem o parque”, ressaltou o gerente.

#Como são produzidas 

Unindo técnicas artesanais e tecnologia, a Cerâmica Serra da Capivara produz peças de alta qualidade, utilitárias, funcionais, que valorizam tanto a cultura piauiense, como a riqueza milenar, que são as pinturas rupestres.

Toda a produção é feita de forma artesanal e prioriza a preservação ambiental, utilizando-se fornos a gás ao invés de lenha. Assim, é uma forma de impedir o desmatamento. Além disso, não é realizada a extração de cal, que é bastante prejudicial ao ambiente, sendo a argila utilizada para a produção nas peças extraída de locais próximos.

As peças em cerâmicas, que vão desde objetos de decoração a utensílios como xícaras, pratos, são únicas, marcadas por algo que, em todo o mundo, só existe nessa região, os vestígios da presença do homem pré-histórico e que são os mais antigos identificados no continente americano.

Nas peças em cerâmica, essas as pinturas das imagens são feitas a mão, em um trabalho minucioso, reproduzidas em baixo relevo, e com tanto amor, dedicação e profissionalismo que tudo sai na mais admirável perfeição. 

#Onde e como comprar as peças da Serra da Capivara

As peças são vendidas em mais de 30 lojas do Brasil e do exterior. A Cerâmica Serra da Capivara tem uma linha de produção que atende tanto para quem vai ao Parque e quer comprar, como pedidos em massa que são feitos, assim como também possui grande estoque para pronta-entrega. E tem para todos os gostos e estilos, dos tradicionais aos mais contemporâneos.

Algumas linhas são produzidas com exclusividade a pedido de lojas parceiras, como as que são vendidas na Tok Stok em todo o país e que tem tido bastante procura, assim como também as linhas próprias que são vendidas na Casa das Linhas, em Teresina.

As vendas da Cerâmica Serra da Capivara são feitas pelo site de lojas parcerias; ou diretamente no local, que aceita cartão de crédito, transferência, dinheiro em espécie; ou ainda pelo próprio site www.ceramicacapivara.com, que tem um catálogo com as peças e o pagamento é feito mediante boleto bancário.

Para um grande número de pedidos para revenda, também é feito pelo site da Cerâmica, que é o primeiro contato. A partir disso, um atendente pega seu email, telefone e acerta com você todos os detalhes até a compra, pagamento e entrega.
 
E é assim que um trabalho delicado feito a mão tem levado o passado, o presente e o futuro para todo o mundo: a humanidade e os seus antepassados, a preservação ambiental e histórica, e o presente dos habitantes do povoado Barreirinho, com sua força, trabalho dedicado, socialmente incluídos e um futuro mais promissor.  

Que tal adquirir uma das peças e difundir tudo isso no seu espaço social e profissional?

 

Boa viagem e até a próxima parada!
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório