Conheça mais sobre a estação ferroviária que deu nome a Cocal da Estação

há 1 mês

Conheça mais sobre a estação ferroviária que deu nome a Cocal da Estação

Créditos: Conheça o Piauí

Trilhos que revelam histórias e paisagens são uma boa pedida para quem visita Cocal da Estação. O município tem a estação ferroviária, ainda da década de 20, que se tornou um atrativo turístico que chama a atenção por tudo o que ela representa na história da cidade e até mesmo do Piauí.

E o que você vai encontrar na estação? Como se deu sua construção? Nós do Conheça o Piauí vamos mostrar um pouco mais desse diferente lugar para conhecer.

#Sobre Cocal da Estação

Cocal da Estação está localizado a 288 km de Teresina. De acordo com o último Censo(IBGE), o município conta apenas com 26.036 habitantes. A cidade também está bem pertinho do vizinho estado do Ceará. Cocal fica apenas a 52 km da serrana Viçosa.

E a história da cidade se confunde com a própria história da estação ferroviária, como se vê, o nome do município carrega bem esse que foi um marco. A construção da estação, na época, fez com que a vila prosperasse.

Quando ela foi construída, foi quase uma festa entre os moradores da vila que, posteriormente, seria emancipada de Parnaiba e se tornaria a que hoje conhecemos por Cocal da Estação. Tudo da cidade se deu em volta dessa estação ferroviária.

#Como é a Estação de Cocal

O que se vê hoje em meios às ruínas de trilhas e matas, foi a importante Linha da Estrada de Ferro Central do Piauí, que foi aberta em 1922. Ela ligava o município de Parnaiba até Cocal. A companhia responsável colocou no trecho entre as duas cidades um trem para fazer transporte de passageiros e cargas. Com isso, casas foram construídas nos arredores da estação que abrigaram funcionários e familiares deles e, a partir disso, expandindo o povoamento.

O barulho da maria fumaça era a agitação da época. O trajeto incluía o horário de saída de Cocal, às 4h da manhã, e voltando de Parnaíba às 15h. O vai e vem do trem era o início de desenvolvimento local, que viu o cenário econômico e social mudar depois da estação.

Hoje, a estrada não foi totalmente acabada em alguns trechos de outros municípios. No entanto, em Cocal ela está desativada, dando lugar às belas ruínas e ao prédio onde hoje funciona a Secretaria de Cultura e Biblioteca e também uma espécie de museu.

Andar pela estação é ver passado e presente se mesclando; é sentir a sensação de uma viagem no tempo pelos trilhos; é visitar a biblioteca no prédio e conferir o rico acervo local; é ver de onde tudo começou em Cocal.

#Horário de visitação

Para quem quiser visitar a estação ferroviária, é só chegar. Já o museu na estação fica aberto em horário comercial para visitação. Mas sabe o que é melhor ainda? É que ao redor da estação há uma praça com quiosques, onde, depois da visita, você pode curtir uma brisa e os sabores de Cocal. 

Vamos embarcar nessa? Não deixe de visitar a estação de Cocal da Estação e também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama, que também fica município e você confere detalhes aqui. 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório