Conhece a Saquarema? Saiba tudo desse ponto turístico

há 11 meses

Conhece a Saquarema? Saiba tudo desse ponto turístico

Créditos: Conheça o Piauí

Você conhece a cachoeira de Saquarema? Ou já ouviu falar dela?

O “não” talvez seja sua resposta para as duas perguntas. De fato, comparando-se com outras bem famosas como Campeira, Tingidor, Formosa e Arraias, por exemplo, a cachoeira de Saquarema é pouco falada quando se trata desse tipo de ponto turístico no Piauí, sendo ela mais frequentada por quem mora na região onde ela está localizada.

Mas não se deixe enganar achando que é porque não é legal, não é bonita, não é bom para banho. Não tem nada disso. Muito pelo contrário! É tanta beleza natural nesse Piauízão que fica até difícil para você escolher uma e saber de todas, não é mesmo!

Mas como aqui no Conheça o Piauí você fica por dentro de tudo, confira agora os encantos da cachoeira de Saquarema e o que encontrar por lá.

#Onde fica localizada

A cachoeira de Saquarema fica no município de Capitão de Campos, a 135 km de Teresina. No entanto, o acesso mais fácil é feito indo por outro município, por Cocal de Telha, que fica grudadinho com Capitão de Campos. Só apenas 11 km separam as duas cidades.

#Como é o acesso

O acesso até a Saquarema é de 20,7 km da saída da área urbana de Cocal de Telha até chegar na cachoeira. E olha, é aventura das boas! O trajeto não é acessível para carros pequenos e não é tão fácil, sendo para quem gosta mesmo de um caminho com obstáculos. Se você se considera trilheiro, essa é uma boa dica de lugar para visitar.

Neste link do PASSO A PASSO PARA CHEGAR NA CACHOEIRA DA SAQUAREMA você confere todo o caminho e as referências. O percurso para chegar até ela envolve uma caminhada por mata fechada, leitos de riachos e pedras escorregadias. Mas chegando na queda d’água, todo o esforço para conhecê-la é muito bem recompensado.

#Como é a Saquarema

Rochas de tonalidade escura contrastam com a água cor de neve, que desce veloz pela queda relativamente alta e um pouco inclinada. É assim que a cachoeira de Saquarema dá boas vindas aos seus visitantes.

Ao descer  pela parede rochosa, a água forma uma espécie de poço natural para que você possa “banhar”, como se diz popularmente no Piauí. Você ainda pode ficar debaixo da queda d’água, pois bem abaixo dela tem tipo uma espécie de “mesa plana” de pedra.

Quem gosta de uma adrenalina, algumas pessoas costumam saltar da queda d’água. Claro, se for fazer isso, sempre bom conhecer bem o ponto certo, se não tem pedras ou qualquer outro perigo e que esteja bem confiante mesmo para isso.

Ao redor de toda a cachoeira há alguns espaços, bem arborizados, onde as pessoas aproveitam seus comes e bebes. Tudo é emoldurado por muito verde.

Além de poder curtir toda a parte principal da cachoeira, fora desse ambiente, não tão distante, você consegue ainda relaxar por uma água límpida e corrente, em riachos que se formam no caminho, em um ponto bem tranquilo e mais afastado da parte principal da cachoeira.

#O turismo na cachoeira

Assista ao Vídeo
Assista ao Vídeo

Conheça o Piauí: Cachoeira da Saquarema

A cachoeira de Saquarema fica no município de Capitão de Campos, a 135 km de Teresina. O percurso para chegar até ela envolve uma caminhada por mata fechada,...

A cachoeira de Saquarema fica bem no meio do mato. Então não há qualquer estrutura para acomodações e alimentação. Passar o dia por lá é possível levando seu próprio alimento e não esquecer de trazer o lixo de volta.

Para apreciar todo encanto da Saquarema não é preciso pagar nada de entrada. Mas é aconselhável contratar um guia turístico. Embora a equipe do Conheça o Piauí tenha feito todo o trajeto para você, ainda sim se faz necessário alguém para acompanhar. 

Uma dica de guia profissional é o Carlão, que leva você de Cocal de Telha até a cachoeira. O telefone dele para contato é o (86)98122-2198.
 
Agora você já ouviu falar da cachoeira de Saquarema. Mas ainda falta conhecer, hein! Pegue AQUI o nosso guia de como chegar até lá e tenha uma boa viagem!
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório