Visite o Museu Dom Avelar, mais um espaço cultural em Teresina

há 4 semanas

Visite o Museu Dom Avelar, mais um espaço cultural em Teresina

Créditos: Iphan

Teresina também é marcadamente uma cidade cultural. Fazendo parte desse tipo de programa turístico, atrativos como museus você encontra belos exemplares na capital. Um deles é o museu Dom Avelar Brandão.

Localizado na rua Poeta Domingos Fonseca, no bairro Cristo Rei, esse museu é cadastrado junto ao IPHAN e configura-se como uma instituição importante voltada à proteção do patrimônio histórico brasileiro.

O Museu Dom Avelar Brandão passou por uma recente ampla reforma e pertence à Fundação Cristo Rei. E acreditem, pouca gente, até mesmo os próprios teresinenses, sabia ou sabem da existência desse museu.

Mas sempre há tempo para desbravar novos lugares e aprender um pouco mais. Por isso, como seu passeio começa primeiro por aqui, vem com a gente do Conheça o Piauí saber como se deu a formação desse museu, o que você vai encontrar nele e quais dias e horários para visitação.

#A história da construção do Museu Dom Avelar

A Fundação Cultural Cristo Rei(FCCR), na qual pertence o museu, foi criada em 1971 pelo padre italiano Pedro Biondan Maione e por Lygia de Souza Martins.

Ele foi o primeiro pároco da igreja do Cristo Rei, bairro na zona sul de Teresina, e ela foi a primeira coordenadora dessa Fundação, que congregou o Centro de Cultura Amoipirá, com teatro, fotografia, literatura, sociologia, idioma, biblioteca, jornal próprio, dentre outros. Tudo já sendo o início para o que viria se tornar Museu Dom Avelar.

Padre Pedro Maione

Em suas viagens à Europa, o padre Pedro conseguiu doações de jesuítas, amigos e parentes, que doaram diversos objetos, como moedas antigas, documentos históricos, fósseis, coleções particulares de livros, dentre outros, formando assim um rico acervo para o Centro de Cultura Amoipirá. 

Esse centro na FCCR ficou à disposição da comunidade da Paróquia do Cristo Rei e de toda a população de Teresina para que pudesse fazer visitas, pesquisas, leituras.

Em novembro de 2018, a FCCR passou por obras de uma ampla reforma e, em setembro de 2019, foi reinaugurada com o agora Museu Dom Avelar Brandão.

Crédito imagem: Jacinto Teles

Toda a sua reestruturação e modernização contou com a participação do IPHAN, que também fez toda a adequação do Museu como um espaço especializado na guarda de um valoroso acervo arqueológico, artístico e histórico.  

#O que encontrar no Museu Dom Avelar

Nesse museu você se depara com laboratório de arqueologia e acervo ligado a isso, onde se vê vestígios retirados do município de Caldeirão Grande do Piauí.

Crédito imagem: Jacinto Teles

Você também encontra um rico acervo de mineralogia, fósseis, arte popular mundial e ainda uma estruturada biblioteca.

Crédito imagem: Jacinto Teles
Crédito imagem: Jacinto Teles

Além disso, nesse museu estão cerca de 14 mil moedas catalogadas, das mais diversas representações mundiais. Algumas são de 2 mil anos antes de Cristo.

Crédito imagem: Jacinto Teles

Andar no Museu Dom Avelar é se sentir muito bem acolhido, não só pelo material histórico e cultural, como também pela sua estrutura, com setores organizados, padronizados, com iluminação apropriada, climatização, móveis projetados contra incêndios e diversas outras características que não perdem em nada para qualquer museu desse porte pelo Brasil.

#Dias e horários para visitação

O Museu Dom Avelar conta trabalho voluntário de pessoas com conhecimento técnico e que orientam os visitantes.

Os dias para visitação são de terça a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados, de 9h às 12h.

Para entrar no museu, paga-se um valor simbólico de R$4,00(inteira) e R$2,00 para estudantes.
 
E você, também é do grupo de que não sabia da existência do Museu Dom Avelar? Siga essa nossa dica e não deixe de visitar esse importante espaço e de inestimável valor histórico e cultural em Teresina. 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório