De minas a cachoeiras, confira as dicas de turismo no município de Pedro II

há 2 meses

De minas a cachoeiras, confira as dicas de turismo no município de Pedro II

Créditos: Conheça o Piauí

Pedro II é arretado de bom! O município, que fica só a 200 km de Teresina, tem inúmeras possibilidades para quem visita a cidade.  

Para começar, por estar localizada na Serra dos Matões, a temperatura no município em algumas épocas fica entre 18º e 28º. Isso já é bastante convidativo para quem convive a maior parte do ano nas temperaturas elevadas. A cidade serrana tem também um povo bastante acolhedor e hospitaleiro, o que já é de praxe no Piauí.

Mas tem mais, muito mais! Veja agora nossas dicas do que fazer e visitar em Pedro II. E se você vai ao Festival de Inverno 2019, una o útil ao agradável e aproveite bastante cada um desses lugares impedíveis! 

#Mirante do Gritador

Um dos mais famosos pontos turísticos de Pedro II, sem dúvida o Mirante do Gritador é o lugar que você não pode deixar de ir quando estiver na cidade serrana. São 300 metros de altura e uma altitude de 720 metros, de onde você consegue ter uma vista panorâmica incrível. Veja mais detalhes em Mirante do Gritador, um dos mais famosos cartões-postais de Pedro II

#Sítio Buritizinho

Imagina fazer um passeio cultural na zona rural nos moldes bem históricos! No sítio Buritizinho isso é possível! No sítio você encontra um engenho de cana bem original, puxado a boi, onde se vê o preparo da rapadura; tem uma Casa de Farinha, espaço onde são feitas as farinhadas e preparado um delicioso beiju feito de goma e coco babaçu ralado; também você encontra plantios e criações de animais; e muito mais que você confere em Visite o temático sítio Buritizinho em Pedro II.
 
#Mina do Boi Morto


 
O município também é conhecido nacional e internacionalmente pela extração de Opala e comercialização de joias feitas dessa pedra semipreciosa. Dentre as várias minas na região está a famosa Mina do Boi Morto. Foi nela onde tudo começou! O nome se dá porque a mina fica na encosta na serra do Boi Morto. Nela já foi encontrada a maior quantidade dessa pedra nas áreas de extração e produção. Quer saber mais? Confira em Mina do Boi Morto em Pedro II, a maior mina de Opala do mundo.


 #Sítio Arqueológico da Torre
 

Quando se fala em sítio arqueológico, a primeira lembrança que vem em mente qual é? Isso mesmo, Serra da Capivara. Mas Pedro II também nos agracia com esse tipo de atrativo. O município possui mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados. Desses, quatro são abertos à visitação, como é o caso do Sítio Arqueológico da Torre. Nele são encontradas inscrições rupestres datadas de 12 mil anos atrás. Para saber mais sobre esse atrativo, veja em Sítio Arqueológico da Torre, um importante destaque em Pedro II.
 

#Associação Xique-Xique

A Associação Artesanal Xique-Xique é um local que organiza, reúne e fortalece o trabalho dedicado de mulheres artesãs de Pedro II. A Xique-Xique conta com 25 artesãs que produzem diversas peças que agregam a tradição e identidade cultural de Pedro II, com peças que são comercializadas localmente e exportam para outras partes do Brasil e também do mundo. A associação, inclusive, tem parceria comercial com a Alemanha. Entre as produções estão redes, colchas, bolsas, jogos americanos, caminhos de mesa, mochilas, sacolas de viagem e toalhas, dentre outras. Confira a matéria completa em Xique-Xique, a Associação Artesanal de Pedro II com mulheres artesãs.

#Opala de Pedro II

Como se já não bastassem tantas belezas naturais, sítios arqueológicos, casarões históricos, o município tem ainda a indústria da Opala. Essa pedra semipreciosa produzida em Pedro II é a mais apreciada pela indústria de joias, tanto local, como nacional e internacionalmente. A Opala compõe brincos, colares, anéis que são exportados mundo afora. Pedro II é um dos únicos locais no mundo que tem a mineração favorável para a extração da Opala em excelente nível. Para mais detalhes sobre a extração, lapidação e comercialização da Opala, veja em Opala de Pedro II, a pedra semipreciosa adquirida mundialmente.
 
#Mercado do Artesão
 

O Mercado do Artesão é um espaço comercial onde tem diversos boxes vendendo os mais variados tipos de produtos confeccionados por todo o talento dos artesãos de Pedro II. A variedade exposta no mercado engloba peças simples até algo mais sofisticado, o tradicional e também o contemporâneo, tudo com os mais variados valores para todos os bolsos. Confira todos os detalhes desse atrativo turístico em Mercado do Artesão, local que une a produção de artesanato de Pedro II.
 

#Cachoeira do Urubu-Rei

A cidade de Pedro II guarda também grandes tesouros naturais. A cachoeira do Urubu-Rei é um deles. São 76 metros de queda d’água que fazem dela ser a maior cachoeira do Piauí. É de quase fazer vista perder o alcance. Além de toda essa importância e autoridade, umas das melhores qualidades: tem água nela ano todo. A cachoeira do Urubu-Rei fica na localidade Arara, a 16 km da área urbana do município. Para saber mais e como é o acesso até ela, confira em Visite a Cachoeira do Urubu-Rei, a mais alta do Piauí.
 
#Cachoeira do Salto Liso


 
Assim como tem a cachoeira do Urubu-Rei, o município de Pedro II nos presenteia com outro espetáculo: a cachoeira do Salto Liso. A queda d’água tem 26 metros, mas não tem água descendo por ela o ano todo. Por isso, a melhor época para ir é entre fevereiro e junho, quando se está em volume perfeito para o banho e para se admirar o lugar. A cachoeira do Salto Liso é propícia para a prática de rapel, além de trekking e enduro a pé que podem ser desenvolvidos até chegar nela. Para ficar por dentro de tudo, veja em Cachoeira do Salto Liso, mais um espetáculo em Pedro II.

 

E depois de visitar todas essas maravilhas, é hora de recarregar as energias degustando o melhor da culinária de Pedro II. Preparamos um roteiro completinho para você. Confira em Onde comer em Pedro II? Veja o roteiro gastronômico com mais de 40 lugares. 
 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório