Descubra o Piauí por meio do rally Piocerá

há 2 meses

Descubra o Piauí por meio do rally Piocerá

Conhecer o Piauí pode ser também por meio do ronco dos motores de motos, carros, quadriciclos, de rastros deixados pelas bikes, pelo espírito esportivo, solidariedade e boas histórias. 

E é assim que o Rally Piocerá leva todos nós, o Brasil e o mundo a conhecer o nosso estado de uma forma única, singular.

Vem com a gente trilhar o caminhos do Piauí conhecendo mais dessa competição que já faz parte da história de nosso estado e projeta ele nacional e internacionalmente.   

 

História do Rally Piocerá

Considerado um dos maiores rallys da América Latina, o Piocerá está em sua 34º edição. São mais de três décadas reunindo as tribos de motos, carros 4x4, quadriciclos, Utvs e bikes.

Sua singularidade está num misto de competição e leveza, num misto de provas e de reunião de amigos e famílias. E tudo isso é reflexo de como a competição começou. 

Em abril de 1987, um papo descontraído entre o advogado Erlich Cordão e Galdino Gabriel, programador de sistemas, fez surgir a ideia de um Enduro, que a princípio seria chamado de Enduro da Integração. 

No entanto, esse papo foi levado a outro patamar e ganhou contornos do que entendemos a competição como é hoje, claro, com suas evoluções ao longo do tempo. O nome do rally se deu ao fato de que, no início, quando Erlich e seus companheiros de ideia foram fazer o levantamento das trilhas encontraram uma área que era litígio entre o Piauí e o Ceará. 

Na oportunidade, eles perguntaram a um morador local qual era o nome do lugar em que estavam. O morador respondeu “Cerapió-Piocerá”. Pronto! O nome do que viria a ser o melhor rally de regularidade do Brasil já estava dado. 

A partir de então muitas águas rolaram, ops, muitas trilhas e rastros. A competição, inclusive, já foi chamada de Piocerão/Cerapião, quando em algumas edições o estado do Maranhão também esteve na rota. 

Mas em sua totalidade permaneceu como Piocerá/Cerapió, como até hoje, fazendo correr pelo mundo as imagens do interior do nosso estado, a alegria de nossa gente e as belezas escondidas por entre matas, caatingas, serras, chapadas e litoral.

Ao longos de tantas edições, já participaram mais de 15 mil pilotos, navegadores e atletas de 24 estados brasileiros e de outros países, como Estados Unidos, Itália, Portugal, Suíça, Japão, França, Argentina e Chile. 

 

Como o evento é organizado

 

Organizado pela Radical Produções, tendo a frente o visionário Erlich Cordão, o Piocerá se caracteriza pelo alto envolvimento de seus organizadores, pelo nível elevado de organização e pelo sentido de fazer do rally uma competição que dá gosto em participar e pelo trial turismo que proporciona. 

Em um ano, a largada é no Piauí e a chegada é no Ceará, chamado assim de Piocerá; no ano seguinte a largada é no Ceará e a chegada é no Piauí, chamado de Cerapió. Assim o rally é intercalado durante os seus 34 anos de existência. 

O levantamento das trilhas começa praticamente poucos meses depois que termina uma edição, por meio de um planejamento que leva para a prática os caminhos que dê para tanto um profissional desse tipo de esporte participar visando mesmo competir, como também famílias que vão em busca de aventuras e diversão. Ou seja, não é um rally impossível para ninguém!

Um dia antes do início dos 5 dias de competição, os participantes são reunidos pela organização do evento, que apresenta todo o briefing da edição. Isto é, são apresentados os caminhos, os pontos de chegada, parada, os percalços, aqueles pontos que merecem bastante atenção, pois são mais perigosos, onde há mais possibilidade um carro atolar, por exemplo, enfim, uma espécie de mapeamento do que o competidor vai encontrar para que faça uma prova segura e prazerosa. 

Com sede própria na capital Teresina e com uma estrutura que envolve os mais diversos tipos de profissionais e meios, como site, o rally Piocerá dispõe de muita segurança e de toda a assistência necessária para os participantes, convidados e imprensa. 

O rally é sempre notícia, sendo acompanhado anualmente pelas lentes dos mais diversos tipos de mídias locais e nacionais, fazendo correr as imagens pelo mundo. E nelas, claro, estão a do Piauí.  

 

Muito além de um rally

 

Solidariedade e responsabilidade social também são a palavra de ordem do Piocerá. Entre as belas paisagens que o rally perpassa no interiozão estão também os povoados e a vida no batente de jovens, adultos, crianças e idosos do sertão. 

Quando se passa por eles é impossível ficar alheio àquela alegria no sorriso e nos olhos das crianças vendo os carros passarem, ao acolhimento dos adultos, à resiliência dos idosos, enfim, a essa hospitalidade e força que são bem características de nossa terra. 

E foi levando em conta tudo isso que o Piocerá, ao longo das edições, promove também o “Trilha sem Fome”. Os competidores colaboram com a doação de alimentos que são doados para as muitas famílias dos povoados por onde o rally passa. As doações são arrecadadas dias antes da competição, fazendo parte também da inscrição. Toneladas e toneladas de cestas básicas já foram doadas nestes 34 anos, levando mais esperança, força e alegria para tanta gente. 

Mas não para por aí! Em parceria com óticas, o Piocerá proporciona para essas comunidades a realização de consultas e ainda distribui óculos. Tudo isso por meio do projeto “De olho na trilha”. E completando  tantas boas ações, também há trilha para a leitura. Com o “Rallyteca”, a competição distribui ainda mais de 10 mil livros pelo roteiro todos os anos.

Como se vê, as marcas deixadas pelo rally Piocerá são muitas: competição, aventura, belas paisagens, turismo, amizade, união, responsabilidade social e histórias que, olha, aí seria uma publicação só para elas. Em breve, quem sabe, contaremos algumas por aqui. 

 

Tudo isso é que faz desse rally ser o que é hoje, durar tanto tempo e levar o Piauí a um patamar internacional. Vida longa ao Piocerá/Cerapió!

 

Para quem quiser saber mais do rally, é só clicar aqui. 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório