Faça uma viagem na história pelos casarões coloniais de Pedro II

há 2 anos

Faça uma viagem na história pelos casarões coloniais de Pedro II

Créditos: Conheça o Piauí

Juntamente com riquezas naturais, culturais e gastronômicas, não poderia faltar em Pedro II edificações históricas. Um dos seus cartões postais são os belos Casas Coloniais, no centro histórico da cidade.

Vem com o Conheça o Piauí conhecer mais esse atrativo turístico em Pedro II.

#Como é o centro histórico

Muitos turistas se encantam com as construções que mantêm as características do século XIX. Por toda a cidade são vistos os prédios coloridos, que chamam atenção pela arquitetura tradicional e pela importância histórica que eles representam.

A maior parte dessas edificações pode ser localizada no centro. Muitos deles servem como órgãos públicos do município.

No ano de 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) criou um trabalho de proteção, referente ao território nacional, do Conjunto Histórico e Paisagístico da de Pedro II.

A nível estadual, o mesmo trabalho de cuidado e reparo do patrimônio foi feito pela Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), que tombou, em 1992, o edifício sede do Memorial Tertuliano Brandão Filho.

A maior parte dos prédios públicos da cidade chamam atenção. A cidade imperial, como é conhecida Pedro II, tem diversos imóveis seculares que podem ser visitados e são também marca registrada da cidade.  

#Casarões coloniais de Pedro II

Junta Comercial

O local, que foi usado como centro comercial da cidade nos anos 40, passou um período desativado, sem ser utilizado como prédio público. Em 2005, a Junta Comercial passou por uma reforma, voltando a funcionar, desta vez como centro de lapidações de Opalas produzidas no município.

Oficina de Artesanato Dona Miriam Mourão Eduardo Pereira

Hoje funciona um colégio, mas já foi residência do Capitão Domingos da Silva Mourão, promotor e político da cidade. Desde sua morte, em 1893, até hoje, serve como prédio público. Esse casarão foi sede dos Correios nas décadas de 20 e 30 e, desde 1998, é cedido à oficina de artesanato, parceria do SEBRAE com a prefeitura.

Prefeitura Municipal

Neste prédio funcionou a delegacia de polícia, foi sede de um clube, da câmara municipal e desde 1918 é sede do Poder Público Municipal. No gabinete do prefeito existe um quadro de D. Pedro II datado de 1925, pintado por Irmã de caridade de Teresina.

Solar da Estrela Marrom

O coronel Domingos Mourão foi intendente municipal, chefe da coletoria estadual e federal. Na década de 30 este casarão foi bombardeado por ordem do Governo federal da época. Ainda hoje a decoração da casa é composta de móveis e utensílios da época de sua construção.

#Quando visitar

Os horários de funcionamento do centro histórico seguem o horário comercial de Pedro II, que é de 07h30 às 11h30 e de 13h30 até 17h30.

Quer conhecer os casarões de Pedro II? Vamos embarcar nessa viagem pelos concretos da história.

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório