Famoso no norte do Piauí, açude Caldeirão é a principal atração turística de Piripiri

há 2 semanas

Famoso no norte do Piauí, açude Caldeirão é a principal atração turística de Piripiri

Créditos: Conheça o Piauí

O nome não poderia ser outro. O açude Caldeirão é bem isso mesmo, em um único lugar uma grande mistura de água em abundância, bons ventos, natureza e diversão.

Esse açude, que é bastante famoso, fica em Piripiri, município do norte do Piauí e que fica só a 165 km de Teresina.

Estivemos por lá para refrescar a mente e olha, nós do Conheça o Piauí recomendamos bastante. Por isso, confira agora todos os detalhes de mais esse atrativo no estado.

#Como chegar

O açude Caldeirão fica especificamente a cerca de 9 km do centro de Piripiri, em um povoado chamado “Lagoa”. O acesso até ele é fácil, com via toda asfaltada e sinalizada. Para chegar até lá, é só seguir todas as coordenadas do mapa abaixo. Não tem erro!

De:
Para: Açude Caldeirão
map_canvas

#Como é o Caldeirão

O açude caldeirão é um grandioso lago formado a partir de uma barragem no rio de igual nome, o Caldeirão, que é um afluente do rio dos Matos e engloba o sistema hidrográfico do rio Parnaíba.

O açude ocupa uma área de mais ou menos 1 mil hectares e conta com uma capacidade de mais de 54 milhões de metros cúbicos de água. É água a se perder de vista!

Ao redor do açude, você encontra muito verde, que proporciona um ambiente de temperatura agradável e cheio de vida.

Também é por meio das águas do Caldeirão que há um ciclo regular de plantio e colheita. Com um canal que existe entre o açude a as margens, forma-se um local ao redor com plantações irrigadas, além da prática da piscicultura, com cerca de 8 espécies de peixes.

#O que fazer no Caldeirão

Olha, se você quer relaxar, o açude Caldeirão proporciona isso. Se você quer diversão, socializar, encontrar amigos ou conhecer gente nova, é também no Caldeirão.

Para começar, quando se nele, a primeira coisa que se vem em mente é querer dar um mergulho nas águas que, muitas vezes, assume cor azulada. É limpa e muito refrescante, própria para amenizar o calor da região.

Já para os amantes de esportes aquáticos, andar de jet-ski ou fazer canoagem também a boa pedida do local. O açude já foi até mesmo palco de competição de canoagem.

E para recuperar a energia, nada melhor do que escolher algum dos bares e restaurantes que ficam no local, sentar, pedir aquela cervejinha, ficar ali admirando aquela imensidão de água e sentindo a brisa no rosto. Quem não quer um dia assim, não é mesmo! A maioria dos restaurantes conta com pratos típicos a preço popular, cardápio variado, estacionamento e wi-fi disponível.

O açude tem água o ano todo, mas no período de chuvas nessa região do Piauí, que é de janeiro até abril, o Caldeirão “sangra”, que é quando suas águas tomam vazão devido a tanto volume e “invadem” demais espaços. Em alguns deles transformam-se até mesmo em pequenas cascatas. É um lindo espetáculo!

E então, vamos ao açude Caldeirão? É só chegar. Não paga nada para entrar. E se você é ou está em Teresina, em pouco mais de duas horas de viagem você consegue chegar e aproveitar toda essa maravilha, até mesmo fazendo aquele famoso bate e volta. 

Mas caso não queria voltar no mesmo dia, em Piripiri tem boas hospedagens que garantem uma boa estadia para você. É uma cidade que possui também uma noite bastante agitada, com bares e restaurantes, além de outros atrativos como museu e praças arborizadas com quiosques. 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório