Gastronomia: onde comer em Teresina os pratos típicos da culinária piauiense

há 10 meses

Gastronomia: onde comer em Teresina os pratos típicos da culinária piauiense

Créditos: Conheça o Piauí

A gastronomia não se encerra em suas definições de experiências e sabores. Ela é também um patrimônio imaterial e um produto turístico. E é assim fortemente no Piauí, que tem na sua culinária uma forte referência quando se fala no estado e fazer turismo por aqui.

Em Culinária piauiense: conheça 10 pratos típicos do Piauí você pode ver o porquê das comidas daqui também serem um roteiro de viagem. Mas e onde saborear tudo isso e muito mais?

De norte a sul do estado é possível, e claro, na capital Teresina, que é bastante conhecida pelas várias e boas opções de bares e restaurantes. Para apreciar alguns deles, confira agora nossas dicas de onde saborear a típica culinária regional em Teresina, além de outros sabores misturados com o piauiense.  

#Favorito Comidas Típicas

Como o próprio nome já diz, a especialidade da casa são os pratos típicos da gastronomia piauiense. A viagem gastronômica já pode começar nas entradas, como caldinho de feijão e torresmo. Refeições com galinha caipira, carneiro, carne de sol e ainda peixes e frutos do mar feitos com ingredientes da terra são alguns dos sabores que você pode se deliciar no Favorito. Aqui também é famoso por servir capote, que é a prata da casa. O ambiente do Favorito é refrigerado, rústico, com meio iluminação e decorado com peças produzidas por artesões locais e regionais. O restaurante fica localizado na rua Angélica, nº 1059, bairro de Fátima. O site é http://menudigital.site/favorito/inicio.php

#Restaurante Flutuante

Crédito/imagem: Alex Galvão

Imagina almoçar bem nas águas do rio Poti e rio Parnaíba? Pois é, no restaurante Flutuante é possível. Ele fica no parque Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, o ponto turístico mais visitado de Teresina. E como o nome já diz, o restaurante “flutua”, ele fica dentro de um barco. Para chegar até ele, uma passarela dá o acesso. Piabinha frita ou uma boa peixada com o modo piauiense de preparo são as especialidades da casa. Mais que um restaurante, é uma experiência e um modo de se sentir de Teresina. Tomar uma cajuína no restaurante e assistir ao pôr do sol tocando a água do rio é ativar boas sensações. Quem visita Teresina tem quer ir ao Encontro dos Rios e Flutuante.

#Restaurante São João

Quer comer a melhor carne de sol em Teresina? Esse é o lugar! Comer aqui é não esquecer jamais de tão bom que é. A comida é basicamente simples, mas de um sabor inesquecível. Peça carne de sol, baião de dois, macaxeira cozida e paçoca e saiba a tipicidade de nossa comida. Vai se sentir quase um piauiense ao degustar essa nossa dica. E ainda vai querer levar para casa. O São João tem três unidades em Teresina: uma na rua João Cabral, 2340, bairro Pirajá; outro na avenida Nossa Senhora de Fátima, 2616, bairro Jóquei; e na avenida Centenário, 1189, bairro Aeroporto.

#Camarão do Elias

Desde 1980 ele existe e é quase que um cartão-postal de Teresina. Inclusive, é um lugar em que diversas celebridades já passaram por ele quando estiveram na capital piauiense. O seu ambiente é meio poético e de guardar na memória, o que se comprova tanto na decoração, quanto no atendimento, na acolhida do próprio dono, o Sr. Elias, nas atrações musicais e, claro, nas comidas. A especialidade do local é pescados. Entradas como espetinho de camarão, vatapá ou bolinho de bacalhau já vão abrir seu apetite. A refeição principal pode ser uma Muqueca à moda Elias ou lagosta catupiry. Mas se quiser carne, tem também. Um filé à Mariazinha ou à moda Nepomuceno podem satisfazer você. O Camarão do Elias está localizado na rua Pedro Almeida, 457, bairro São Cristóvão. O site é https://camaraodoelias.com/

#Ateliê do Chef

Aqui é para todos os gostos. Tem pizza, tem hamburguer, tem sobremesas e tem refeições que são de repetir a dose. Uma boa pedida no Ateliê do Chef é a carne de sol de filé mignon, que é grelhada no azeite de coco e ainda vem acompanhada com baião de dois cremoso, macaxeira cozida na manteiga da terra, farofa e molho especial. Só em ler isso já bateu a fome aí, não é mesmo?! A gente entende! O restaurante fica na avenida Dom Severino, 1631, Jóquei. O site é http://www.ateliedochef.com.br/

#Coco Bambu

O Coco Bambu é uma rede de restaurantes que tem em várias partes do Brasil. Em Teresina ele tem algo a mais: o toque piauiense. Além de você poder saborear carne de sol, macaxeira, baião de dois e paçoca, no Coco Bambu tem uma carne de sol sertaneja que é dos deuses. Tudo com os autênticos ingredientes. O restaurante fica na rua professor Joca Vieira, 1227, bairro de Fátima.
 
Essas são algumas dicas dentre as várias opções que têm em Teresina para você saber a experiência que é degustar uma comida regional. 

Olha, o fato é: não tem quem resista à gastronomia piauiense. E você, o que mais desejou saborear em nossa terra?
 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório