Guia para chegar até a cachoeira Roça Velha

há 1 ano

Guia para chegar até a cachoeira Roça Velha

Créditos: Conheça o Piauí

Comparando-se com a cachoeira das Corujas e com a cachoeira da Pigoita(Rosário), um dos pontos menos visitados em Novo Santo Antônio é a cachoeira Roça Velha. A distância diminui a empolgação e deixa alguns visitantes em riachos que existem no percurso. Mas quem se atreve a vencer as ladeiras, garante uma recompensa de pura tranquilidade!

Assista ao Vídeo
Assista ao Vídeo

Conheça o Piauí: Cachoeira Roça Velha

Ela fica no município de Novo Santo Antônio, norte do Piauí, a apenas 115 km de Teresina. site: http://www.conhecaopiaui.com facebook: http://www.fb.com/conh...

O acesso é já na entrada do município de Novo Santo Antônio. O percurso total, a partir do ponto de partida na rotatória da Usina Santana em Teresina(BR343), é de 107 km. Para chegar é só ficar atento ao diário de bordo do Conheça o Piauí

Já na avenida principal da cidade, você entra na primeira rua à esquerda(rua Virgílio Campelo Cruz). Seguimos até uma ponte e continuamos por estrada de terra. É aquele tipo de percurso que o bom dialeto piauiense explica bem: é só ir direto a vida toda! No trajeto, o visitante tem uma surpresa: uma passagem molhada.

Na sequência, fique atento ao diário de bordo. Passou a passagem molhada? Apreciou? Agora é seguir pela trilha que fica logo à esquerda por 3,2km até a Roça Velha com riachos que marcam o caminho.

A Roça Velha fica em um ponto alto, então aceite de bom grado uma “bela” ladeira que vai recepcionar o visitante. E nem se assuste, não precisa de 4x4, só de disposição para continuar “direto a vida toda”; ou melhor, até uma segunda ladeira onde fica o ponto de apoio para descanso do motor.

Se tem dúvida, o Conheça o Piauí deixa tudo às claras! Olha aí a foto confirmando que chegou mesmo ao ponto certo, em frente a uma fazenda.

Agora “pernas pra que te quero”! Siga por uma trilha curta, a pé, sempre seguindo a cerca. Lembra do dialeto “direto a vida toda”?

E nem pense em cansar. Lembre que hoje é dia de desbravar a mata. Viu nas fotos quanta companhia boa para encontrar na trilha!

Lembre também que você é visitante e nem precisa estranhar a recepção dos mosquitos (e mutucas). Repelente ajuda e muito!

A cerca foi seu guia (obrigado, cerca!). Agora chegou à roça que dá nome à cachoeira. Encontrará ainda mais pedras e, pelo lado esquerdo, desvie para subir o morro. 

Depois é só seguir instinto de aventureiro que domina. Trilha sinalizada? Não tem, mas o rastro deixado por visitantes e pelo percurso da água mostra que o destino é fácil e pela esquerda. Aí surge o que a tanto se espera: o som da água correndo!

Na Roça Velha uma pedra chama a atenção, é tão reta que parece ter sido talhada com bastante capricho!

Uma dica: o salto tem menos risco que nas outras cachoeiras de Novo Santo Antônio. E como a trilha é mais longa, o banho é quase obrigatório para compensar o sol e esforço físico.

Vale lembrar que, como não há nenhum tipo de estrutura, leve lanche(não tem bar e nem restaurante), use roupas leves, protetor solar, boné, tênis/bota e, claro, este roteiro em mãos!!


 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório