Saiba tudo sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Parnaíba

há 1 mês

Saiba tudo sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Parnaíba

Créditos: Conheça o Piauí

Um lugar que é um claro testemunho da escravidão no Piauí, esse triste capítulo na história de todo o Brasil. Assim é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que fica em Parnaíba.

Localizada na Rua Oscar Clarck, no centro de Parnaíba, bem próxima da catedral de Nossa Senhora das Graças, a de Nossa Senhora do Rosário poderia ser só mais uma igreja como qualquer outra, se não fosse o porquê de sua construção e o que ela representa para que se possa entender, de fato, uma época.  

Para que você fique por dentro de mais esse lugar para conhecer no Piauí, inclusive sua arquitetura, confira agora detalhes desse templo de fé e segregação.

#Como se deu a construção

A construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário foi ordenada por Domingos Dias da Silva, tendo sido construída por seus escravos, no século XVIII, em um local em que havia uma senzala.

Ela foi edificada para que os escravos tivessem um local só para eles de celebração da fé, mas isso não era por bondade ou algo do gênero. O fato é que os escravos não podiam entrar na igreja de Nossa Senhora das Graças, pois ali era somente para os brancos.

Assim, essa igreja representa bem a segregação racial, onde de um lado só podia entrar brancos e do outro era para negros. Com isso, a denominação popular dessa igreja passou a ser Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros.  

#Como é a igreja de Nossa Senhora do Rosário

Essa igreja possui uma arquitetura simples, o que já se pode ver em sua fachada. Ela possui apenas uma porta de entrada, já que as duas que tinham nas laterais foram fechadas.

Com alguns traços góticos, no geral, essa igreja não é representativa de muita ornamentação. Assim que se entra nela, é perceptível toda a sua simplicidade e sobriedade. Além disso, tanto no altar, quanto no teto, percebe-se o uso de técnicas tradicionais em sua construção.

Ela possui um altar principal, nas cores azul e amarelo, e um outro secundário. Além disso, em uma das laterias há uma espécie de gruta toda de pedra, onde está incrustada nela a imagem de Nossa Senhora do Rosário. 

Essa igreja passou por algumas reformas. Em uma delas, de acordo com o pesquisador Giovanni Barros, foram encontrados ossos de uma pessoa acorrentada, que pode ter sido um escravo ou algum criminoso da época. E não só essa, como muitas outras ossadas foram encontradas.

Um símbolo de fé, mas também de uma face da nossa história. Ficou com vontade de fazer essa imersão? A igreja de Nossa Senhora do Rosário está a sua espera. Vale muito a pena ver de perto e sentir o local. 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório