Lagoa do Portinho, tradicional cartão-postal do litoral do Piauí

há 3 meses

Lagoa do Portinho, tradicional cartão-postal do litoral do Piauí

Créditos: Conheça o Piauí

Litoral do Piauí é repleto de preciosidades e a união dos mais variados ecossistemas. Tem o Delta do Parnaíba, tem as praias limpas, bonitas e de águas quentinhas, como Barra Grande, tem a Pedra do Sal e tem também um lugar que é bastante conhecido na região: a Lagoa do Portinho.

Um dos mais belos e tradicionais cartões-postais do Piauí, a Lagoa do Portinho separa os municípios de Parnaíba e Luís Correia. Ela une ambientes de mar, de rio e de urbano. Para saber mais, é seguir agora com a gente do Conheça o Piauí

#Como chegar

De:
Para: Lagoa do Portinho
map_canvas

#Como é a Lagoa do Portinho

Para começar, a origem da Lagoa do Portinho se deu por conta de uma trágica história de amor entre tribos indígenas rivais. Mas esse amor acabou por deixar algo de igual encanto, que foi a lagoa.

A do Portinho é formada por uma linda lagoa que ora está mais escurinha, ora está mais azul(não é a do famoso filme, mas que não deixa de ter sua beleza) e suas porções de areia, que criam os famosos lençóis ao redor das lagoas. As dunas moldadas com a força da natureza encantam os olhos de quem lá visita.

O cenário local pode se transformar de acordo com o tempo e com as condições climáticas. Os ventos moldam todo o espaço que compõe a lagoa, que é banhada pelas águas de dois riachos, o Portinho e o Brandão.

Pode-se ainda encontrar no local, ao sul, uma vegetação com arbustos e mangues. O processo de mudança não acabará, pois as dunas se formam na direção do vento. Enquanto a areia segue indo para o local, o rio Parnaíba segue também abastecendo com água os lagos, após passar por um processo natural, entre águas limpas. 

#O que fazer na Lagoa do Portinho

Refrescar-se pelas águas é a sempre a primeira pedida. Andar pelas dunas, rolar pelas areias, sentir-se uma criança, também é outro atrativo. Ainda é um excelente local para passeio de lanchas e jet-ski. 

Juntando-se a isso, a atração mais procurada é a Banana Boat. Um bote inflável em formato de banana, com turistas em cima, é puxado por uma lancha e sai percorrendo a lagoa.

Agora perguntamos, você gosta sem emoção ou com emoção? Neste último, o formato desse passeio é fazer com que todos os integrantes da Banana Boat caiam na água após uma manobra. Claro que os cuidados necessários são mantidos, mas a emoção é realmente garantida! 

E para recuperar a energia de tudo isso? Comer ou beber nos bares restaurantes que ficam na beira da lagoa é a escolha certa. 


 


Que tal conhecer ou reviver a Lagoa do Portinho? Esse é um dos lugares que valem sua visita e que não pode ser esquecido.
 
 
 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório