Créditos: Conheca o Piauí
Pense numa cidade arretada de bons lugares para se visitar é Pedro II. Tem a cachoeira do Urubu-Rei, a do Salto Liso, o sítio arqueológico da Torre, o sítio do Buritizinho e minas de Opala. Isso mesmo!
O município também é conhecido nacional e internacionalmente pela extração de Opala e comercialização de joias feitas dessa pedra semipreciosa. Dentre as várias minas na região está a famosa Mina do Boi Morto. Foi nela onde tudo começou!
E, claro, não podia faltar essa dica de atrativo que nós do Conheça o Piauí vamos mostrar agora.
#Onde fica a Mina do Boi Morto
Essa mina está localizada a cerca de 6 km da cidade de Pedro II. O acesso até ela é feito por meio de uma estrada de piçarra, percurso adequado para carro 4x4. Todo o passeio, incluído o trajeto, tem duração de 2 horas.
#Como é a Mina do Boi Morto
Essa mina foi onde começou a extração de opala em Pedro II. O nome se dá porque a mina fica na encosta na serra do Boi Morto. Nela já foi encontrada a maior quantidade dessa pedra nas áreas de extração e produção.
A mina do Boi Morto tem duas partes: a das Monteiras, que é gerenciada pela Cooperativa dos Garimpeiros de Pedro II, e a dos Veios, gerenciada pela OPEX. Em toda a área você confere como se dá toda essa extração de Opala.
A mina contém áreas relacionadas à extração, como de lavra, botafora e ainda de preservação da natureza. A de lavra, por exemplo, é onde se tem tira da rocha para a parte de minério. A exploração ao longo dos anos se deu por meio de túneis a céu aberto.
#Quando visitar
A Mina é aberta para visitação, com visita sendo feita preferencialmente com guia, pois está dentro de uma área particular. Os trabalhos dos minaradores começam cerca de 7h30 e vai até 17h. Ah! E não paga nada para entrar.
Vale a pena fazer uma imersão pela Mina do Boi Morto e conhecer de perto como se encontram as Opalas que são exportadas mundialmente.