Créditos: Conheça o Piauí
Toda quarta-feira, há 9 anos, Teresina vira palco de uma das maiores celebrações de fé na capital: a missa da Misericórdia.
Essa santa missa, que é realizada na Paróquia da Santíssima Trindade, na avenida Duque de Caxias, e também na paróquia do bairro São Cristóvão, atrai centenas de pessoas de toda a cidade, assim como de outros lugares do Piauí e também do Brasil.
Elas vão em busca de participar de um momento tão único e sublime de oração, alegria, renovação e de penitência.
Nós do Conheça o Piauí estivemos presente em uma das quartas-feiras e comprovamos: é mais que uma missa, uma experiência antropológica de contato consigo mesmo e com Deus. Mais que uma missa, um destino de fiéis.
E, claro, trouxemos aqui para que você conheça um pouco mais do porquê de uma missa ser tão famosa, adorada e celebrada por tanta gente.
#Como tudo começou
A ideia de celebrar o que se hoje tem como missa da Misericórdia veio da pároco Nilton Pereira, tendo começado na paróquia do bairro Primavera e, atualmente, estendeu-se também para a igreja do bairro São Cristóvão.
Tudo foi pensado para ser apenas uma missa com uma duração maior que as tradicionais e que fosse focada em “momentos de arrependimento e adoração”.
No entanto, a missa tornou-se um grandioso espetáculo de fé e famosa em todo o Piauí e outras partes do Brasil. E assim, desde o dia 31 de outubro de 2009, a missa da Misericórdia virou um evento religioso que é tradição no calendário da igreja católica em Teresina.
#Como é a missa da Misericórdia
Mãos para o alto agradecendo aos céus, vozes em coro, sorrisos de alegria, lágrimas de emoção, mãos dadas. Essa é a atmosfera durante toda a missa da Misericórdia. Quem chega triste por lá, é impossível não sair um pouco mais alegre, iluminado e esperançoso. A missa envolve muito louvor, é praticamente toda cantada, fazendo com que nem se perceba o tempo passar.
E são três horas de duração da missa que levam centenas e centenas de pessoas. Muitas chegam cedo para garantirem um bom lugar e ainda levam cadeiras de casa para melhor se acomodarem. Tudo isso porque a missa fica tomada de gente dentro e fora da igreja.
As ruas no entorno da paróquia se enchem de fé, esperança e emoção de crianças, adultos e idosos que veem na missa da Misericórdia um espaço único para pedir, agradecer, chorar, cantar, sorrir e evangelizar.
A missa da Misericórdia tem toda uma dinâmica mais diferenciada de demais missas. Ela é composta por momento de cura e libertação, pela passagem de Jesus Eucarístico por entre as pessoas presentes, por muitos cânticos e pela celebração da missa em si.
Tudo isso sendo celebrado de uma forma mais penitencial e, como o próprio nome diz, prezando pela misericórdia, que é o perdão, a caridade, a piedade e a compaixão.
#As bênçãos da missa
A missa da misericórdia já levou bênçãos para muitas pessoas, assim fala quem já participou.
Pessoas que conseguiram se curar de uma doença ou tiveram algum ente querido se curando; mulheres que tinham dificuldades em engravidar e acabaram conseguindo; gente com problemas profissionais e/ou pessoais e conseguiram solucionar; pessoas que receberam luz para tomarem decisões; dentre outros relatos que são resultados da profunda fé que a missa da Misericórdia proporciona.
Além disso, é um momento que gera bastante reflexão e mudanças. Impossível não se emocionar durante a cerimônia. Impossível não pensar e sair de lá melhor do que foi.
Mesmo que você não tenha religião, não acredite em Deus ou nada disso, vale a pena escolher alguma quarta-feira e participar, tanto pela experiência que proporciona, como para ver de perto um pouco da cultura de um dos estados mais católicos do país, o Piauí.
Quer fortalecer sua fé na missa da Misericórdia? Não esqueça, é toda quarta-feira, na paróquia Santíssima Trindade, no bairro Primavera, e também na paróquia do bairro São Cristóvão.
Vídeo centro universitário IBMR