Museu da Natureza na Serra da Capivara: o único no Brasil sobre a evolução da natureza

há 4 meses

Museu da Natureza na Serra da Capivara: o único no Brasil sobre a evolução da natureza

Créditos: Divulgação

Quando se pensa que algo não pode se tornar mais único, belo, admirável e importante do que já é, eis que o Parque Nacional Serra da Capivara, em Coronel José Dias, no Piauí, mostra que sim, não só pode, como nunca é demais! A nova atração do parque prova bem isso. O Museu da Natureza é uma grande obra que engrandece ainda mais a região que tem a maior quantidade de sítios arqueológicos das Américas.

Inaugurado em 2018, o museu está a altura da importância que a Serra da Capivara é para o mundo. A obra alia o passado com o que há de mais moderno e tecnológico para mostrar aos visitantes como era a natureza no início dos tempos e as muitas transformações até os dias atuais.

Além de toda a Serra da Capivara e a Cerâmica da Serra da Capivara, esse museu é mais um ponto turístico no Piauí que é imperdível! E antes de você ir até lá, o Conheça o Piauí mostra um pouco do que encontrará.

#A criação do novo Museu

O Museu da Natureza foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 2018. A ideia dessa obra saiu da cabeça pensante e visão de futuro da arqueóloga Niède Guidon, com projeto desenvolvido pela Fundação do Museu do Homem Americano (Fumdham). O museu tem curadoria de Marcello Dantas.

Ocupando uma área de 1 mil m², a obra foi concluída em um ano e meio  e financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A sua construção se deu ao lado do Parque Nacional Serra da Capivara, mas fora da área de preservação.

Com prédio em formato de espiral, bem no meio da típica caatinga, ele fica com vista para a imagem da Pedra Furada, uma formação rochosa com furo que é um dos cartões postais da Serra da Capivara. Inclusive, o Museu da Natureza é o primeiro edifício no Brasil construído em modelo espiral planejado com estrutura metálica e vidro.

E esse formato em espiral do museu tem um motivo. Essa estrutura foi para reproduzir formas de folhas, conchas e outras de natureza orgânica que têm em sua composição esse modelo de espiral e que são comumente encontradas no ambiente natural.

#Por que Museu da Natureza?

O parque já abriga e conta a história humana, o que é feito no Museu do Homem Americano. Faltava algo que pudesse contar a história natural e toda as suas transformações milenares e os impactos ambientais. E assim nasceu o Museu da Natureza, que foi moldado por meio de quase 50 estudos feitos na região e que proporcionaram diversas descobertas da evolução da natureza.

Único em todo o Brasil, ele mostra, por meio de exposições, fósseis e uso de tecnologias, a criação do universo, surgimento da raça humana, as transformações climáticas, e ainda situa o visitante em meio a isso tudo e no local em que vive.

#O que o Museu da Natureza tem para o turista

Visitar o Museu da Natureza é fazer uma viagem no tempo por meio de uma experiência sem igual. São 12 salas que mostram, de uma forma diferente das que você já viu, a história da formação geológica e também a de como o clima ao longo dos anos e a ação humana interferiram na natureza para chegar até como se está hoje. E como se pode chegar no amanhã.

No local você verá, por meio de exemplares físicos e virtuais e tudo organizado cronologicamente, a exposição de animais gigantes, como dinossauros, preguiças, dentre outros, além de fósseis marinhos e apresentações da vegetação local.  

No museu também há uma sala que remete à era glacial. E para quem não sabe, o Piauí, que é lembrado em todo o Brasil por ser um estado bastante quente, já foi tomado por gelo há milhares de anos atrás. Sabia disso?! No auge dos seus 40 graus, quem poderia imaginar, não é mesmo! E essa é uma das apresentações que você encontra.

Tudo de forma interativa, com projetores, painéis e som ambiente, o museu faz com que você faça uma imersão lá em milhares de anos e veja de perto um pouco do que foi do início do universo até chegar atualmente, o que tinha, o que ficou para trás, o que restou.

Além de tudo isso, há um espaço com um simulador de asa delta e óculos de realidades virtuais para que você sobrevoe por toda a natureza do Parque Nacional Serra da Capivara. Já se imaginou voando por esse patrimônio mundial, ou pelo menos sentir essa sensação? Pois é, coisas que só o Museu da Natureza proporciona!

#Quando visitar e valores

Para quem quiser visitar essa obra exuberante, o museu é aberto diariamente, exceto às terças-feiras, e conta com guia para acompanhar você. O horário de visitação é de 9h às 17h.

A entrada custa o valor de R$30,00 a inteira e R$15,00 a meia. As pessoas que têm direito a meia entrada são:

- menores de 12 anos

- maiores de 60 anos

- estudantes

- jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos

- pessoas com deficiência

- grupos a partir de 10 pessoas

Para ter acesso à meia entrada, é necessário apresentar documento que comprove o direito a esse benefício. 

 

Já marcou no calendário a sua ida ao Museu da Natureza? Conheça toda a sensação e experiência que só esse ponto turístico e essa região única no mundo todo, que só existe no Piauí, oferece para você.

 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório