Créditos: Conheça o Piauí
O Piauí é cercado por grandes expressões estruturais da fé. A belíssima catedral de Picos e o templo em Santa Cruz dos Milagres são alguns exemplares. Mas tem um que, olha, é enigmático e diferente do que você conhece. É a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama.
Mas por que diferente? Localizada a 10 km do centro de Cocal da Estação, essa igreja é permeada de mistérios, curiosidades, ações e histórias que desafiam a nossa imaginação e sentidos. E bem mais, desafia o que nós sabemos até então sobre a história piauiense.
Nós do Conheça o Piauí estivemos lá e conferimos de perto para trazer até você todos os detalhes da igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama, qual a história por trás dela, como ela é e por que vale sua visita.
#Qual a história por trás da igreja Rosário de Frecheira da Lama
Para começar, não existe qualquer registro que seja sobre essa igreja. Nada! E ninguém sabe ao certo quem construiu o santuário no meio, literalmente, de uma mata fechada. Inclusive, a Frecheira da Lama não consta como propriedade de nenhuma igreja cristã. É um mistério!
Diversas especulações são feitas, gerando teses acerca de sua origem. Alguns defendem que se trata de um templo de Jesuítas e que foi abandonado entre 1608 e 1759; outros já falam que é um templo ibérico construído em comemoração às vitórias em batalhas contra os franceses em 1614.
O que há de concreto é que na fachada da igreja tem o ano 1616 grafado. Nessa data, a região ainda não era povoada, o que leva muitos historiadores a se dedicarem em pesquisas para comprovação desse ano e de que essa igreja possa ser uma prova de que o norte foi prioridade no povoamento do Piauí.
Se comprovado esse fato, isso mudaria os rumos do que nós sabemos sobre a história do Piauí. E se a data que está gravada na fachada for comprovadamente a sua origem, ela pode ser considerada a igreja mais antiga do Piauí.
#Como é a Frecheira da Lama
Um ponto branco no meio de muito verde. É assim que se avista quem chega à igreja Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama.
A sua edificação tem um estilo da colonização portuguesa. No centrão triangular da igreja há um crucifixo como se desse boas-vindas aos visitantes.
Ao entrar, você se depara com uma estrutura simples, bem antiga e com espécies de lápides nas paredes, onde há registro de algumas pessoas que faleceram, assim como a data. Há também um sino no topo de sua construção.
Com grande destaque e dando nome ao local, no fundo da igreja você avista o altar-mor com a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Na região, esse templo de mais de 400 anos e que é dedicado ao Santo Rosário só existe em Cocal da Estação.
A igreja fica próxima da nascente do rio Cumurupim. Devido a isso, além de uma diversidade na fauna e flora, ao redor da igreja há muita água, com corredeiras e espécies de olho d’água. Inclusive, há partes onde se apresentam bem alagadiças, transformando-se quase que em areias movediças.
#Quando visitar e o acesso até a igreja
Cocal da Estação fica a cerca de 50 Km de Barra Grande e também próxima de Chaval, no Ceará. A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama fica especificamente localizada em uma propriedade particular.
O acesso até ela bem fácil, dá para ir em qualquer tipo de carro ou moto. O percurso se dá por meio de uma estrada de piçarra, mas sempre plana, sem qualquer problema para chegar até a igreja. Quando você chega já avista uma espécie de estabelecimento em frente, que é de propriedade das mesmas pessoas que tomam conta da igreja.
Já com relação a eventos na igreja, eles acontecem durante os festejos e em algumas datas comemorativas, não há celebrações permanentes.
E você já tinha ouvido falar nessa que pode ser a igreja mais antiga do Piauí? Muitos enigmas ainda cercam a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama. Mas algo é certo: ela é um patrimônio histórico de importância não só para o Piauí, como para todo o Brasil.
Por gentileza, corrigir o nome do Povoado é Sítio Frecheira, nasci nesse lugar portanto conheco.ao