O que fazer em Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí

há 10 meses

O que fazer em Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí

Créditos: Conheça o Piauí

Um lugar privilegiado no planeta, Barra Grande, pequeno vilarejo do município piauiense de Cajueiro da Praia, tem tudo o que você precisa para desfrutar das mais diversas formas o que de mais encantador a natureza proporciona. Tranquilidade, mar calmo, azul, águas quentinhas, ventos fortes, mangues, fauna, flora, o que não falta é atrativo, e dos melhores!

Tão tal que os estrangeiros, principalmente os europeus, são bem presentes na região, tendo já descoberto, até mais do que os próprios brasileiros, as belezas desse lugar. Muitos deles já tendo até ficado de vez por lá e construído hotéis, pousadas, restaurantes.

Mas se você ainda não conhece e quer saber o que fazer em Barra Grande, nós do Conheça o Piauí mostramos aqui algumas dicas imperdíveis para aproveitar esse destino que é um dos que mais tem despertado interesses de turistas de todo o mundo.

#KITESURF

Barra Grande é conhecida mundialmente por ser a praia do Kitesurf. O mar calmo, na maior parte do tempo, e os ventos bem fortes, principalmente entre julho e dezembro, fazem desse refúgio o agito de kitesurfistas de todo o mundo. O colorido nos céus são uma atração a parte. 

Crédito/imagem: Juscel Reis

Os europeus, inclusive, adoram o local para praticar essa modalidade esportiva e são presença confirmada todo o ano. Andar pelas areias de Barra Grande é encontrar gringos por toda a parte.

Crédito/imagem: Raízes Eco Hostel

As praias do vilarejo já foram sede dos mais diversos tipos de competições, inclusive internacionais, como o BGK Word Cup, campeonato mundial da modalidade, o Arena Kite Brasil, o Kite Trip Kalangão, o campeonato Projeto Vivo Kitesurf, dentre outros.

Aulas de Kitesurf em Barra Grande. Crédito/imagem: Cris Marques

#ROTA ECOLÓGICA DO CAVALO-MARINHO

O passeio para ver esse animal exótico é o atrativo mais procurado pelos turistas. AQUI você confere tudo sobre essa trilha ecológica. É um contato bem mais profundo com a natureza. A trilha começa por charrete e depois continua por meio de canoa pelas águas do rio Camurupim.

Trilha ecológica do cavalo-marinho em Barra Grande - Crédito/imagem: Larissa Militão

A rota tem como percurso uma imersão pelos igarapés e manguezais, com os guias explicando tudo sobre o bioma da região. Depois é feita uma parada, que é opcional, para tomar banho em uma parte do rio que é propícia para isso e que tem águas bem transparentes.

Logo após é feita mais uma parada, mas dessa vez para ver o personagem principal: o cavalo-marinho.

#STAND UP PADDLE

Barra Grande é um lugar fascinante para praticar Stand Up Paddle ou SUP, a sua abreviação. A imensidão azul com seu mar de águas mais calmas é palco ideal. Essa atividade pode ser praticada por homens, mulheres, crianças e não precisa ter preparo físico para isso.

stand up paddle em Barra Grande - crédito/imagem: Ribamar Aragão

O SUP consiste em surfar em pé, só que com o uso de remos. Não é difícil ficar em pé e manter o equilíbrio e, mesmo que não consiga tanto, o SUP já vale também pela diversão.

Em Barra Grande, as mesmas empresas que disponibilizam aulas, equipamentos e instrutores para os turistas praticarem o Kitesurf, também oferecem para a prática de SUP. Você pode conferir algumas delas aqui: Barra Grande: motivos para conhecer essa praia do Kitesurf

#DELTA DO PARNAÍBA

O acesso ao Delta do Parnaíba, o maior delta em mar aberto das Américas, também pode ser feito por Barra Grande. Não é o caminho mais usual e demora cerca de uma hora a mais do que pelo trajeto mais comum, mas ainda sim é uma opção de passeio para quem já vai para Barra Grande.

Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba - crédito/imagem: Ministério do Turismo

Nesse roteiro turístico você encontrará um arquipélago com mais de 70 ilhas e todo um cenário composto por praias, dunas, lagoas, rios. Além disso, você terá a oportunidade de ver um dos grandes espetáculos que é a revoada dos guarás. É paisagem que se vê em filme, novelas, fotografia, mas está ali, bem aos seus olhos, bem real.

#ROTEIRO GASTRONÔMICO

Barra Grande é a união dos mais diversos sotaques do mundo. Muitas pessoas, principalmente estrangeiros, visitaram o local, gostaram e por lá mesmo ficaram e fazem acontecer com seus empreendimentos. 

Pelas ruas de Barra Grande - crédito/imagem: Cris Marques

Por isso, andar pelo vilarejo é também ter a oportunidade de saborear uma boa culinária piauiense, francesa, italiana, belga, dentre outras, acrescentada dos ingredientes simplicidade do ambiente e rústico. 

Se desejar opções mais baratas, pode conferir o MaouMé, o Blue Bay ou Bandoleiros; com preços moderados, tem o Manga Rosa e La Pizza; já mais sofisticados, o La Cozina, O Chic e Vila dos Poetas restaurante.

Alguns pratos do restaurante La cozina - crédito/imagem: Herve Witmeur

E para quem não quer deixar de comer um bom prato regional piauiense, o Trapiá tapiocaria, o Manga Rosa, o Bandoleiros e a La Cozina também atendem muito bem o melhor de nossa culinária. 

#PRAIAS, TRANQUILIDADE E PÔR DO SOL

E claro, o que não poderia deixar de ser, praias lindíssimas. Durante a maior parte do dia você tem um mar azul e que formam enseadas, umas piscinas naturais, águas quentinhas e que podem ser aproveitadas por pessoas de todas as idades.

No final da tarde o mar chega próximo das barracas e fica mais agitado, com ondas fortes e o som mais melodicamente perfeito, o do mar.  Tudo isso pode ser completado com o pôr do sol, que é espetacular e pode ser apreciado de onde você estiver.  

Barra Grande é sinônimo real de paraíso. Não só por todas as suas maravilhas naturais, que já seria o bastante, mas também pelo fato de ainda não ter sido desbravado pelo turismo em massa, a exemplos de litorais de grandes cidades, capitais.

Crédito/imagem: Cris Marques

É quase intocado, com tudo da natureza em seu devido lugar. É fascinante ainda mais por isso e pela tranquilidade que transborda, deixando você longe de qualquer vai e vem de um grande centro urbano.
 

E então, já escolheu o que vai fazer por lá? Ou vai aproveitar tudo?

 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório