O que fazer no parque Potycabana em Teresina

há 1 ano

O que fazer no parque Potycabana em Teresina

Créditos: GP1

Quem nasceu em Teresina antes de 1990 ou morava na capital piauiense nessa época ou ainda tenha apenas só visitado, deve ter lembrança de um lugar que era famoso, que era o point da cidade para toda a família, principalmente aos domingos.

Refrescou a memória? Já sabe que lugar é esse? Se falou do parque Potycabana, acertou em cheio!  Antes ele era um point diferente do que é hoje, mas passou por grandes transformações e é um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina.

E se falou em tudo isso, o Conheça o Piauí está dentro. Por isso, confira agora tudo sobre o parque, funcionamento, história e o que curtir no local.

POR QUE VISITAR A POTYCABANA?

 

A Potycabana ou Poticabana, os dois nomes são igualmente corretos, é um parque estadual de 43 mil m² que fica às margens do rio Poti, na avenida Raul Lopes, em frente ao Teresina Shopping. É fácil chegar até lá!

Está numa área bem localizada, com fluxo de transporte público, e acessível para quem estiver nos mais diversos cantos da cidade. E também fica próximo do complexo turístico da ponte Estaiada, onde tem pista de caminhada, o mirante, o Parque Meus Filhos e a Floresta Fóssil.

Letreiro que dá boas vindas aos visitantes no Parque Potycabana, um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina -  Crédito/imagem: Vanessa Carvalho

Do grande espaço que compõe a Potycabana, 15 mil metros são de área verde. Então é daqueles lugares que mescla bem o urbano e muita movimentação com uma ambientação agradável. Dá para fazer piquenique ou só mesmo aproveitar a natureza ao redor.

E por falar em natureza, toda a reestruturação que o parque passou para estar como é atualmente compreendeu a recomposição da vegetação com espécies nativas, também a contenção de encostas e controle da erosão e ainda possui adequado escoamento das águas pluviais.

A Potycabana é um parque ambiental, de passeios, esporte e de socialização. E é um ambiente para toda a família. Pelo local você verá muitas crianças visitando, brincando, convivendo socialmente, também idosos curtindo um bom passeio ao ar livre, grupos de jovens tocando, conversando ou praticando algum esporte. Além disso, há também espaços adequados para pessoas com deficiência física. Um lugar universal!

O QUE FAZER NO PARQUE

 

Dividido em setores, o parque atende a praticamente tudo o que você queira fazer de lazer e esporte.

No SETOR ESPORTIVO, tem pistas e rampas para prática de esportes radicais, como o skate. Se você quiser bater uma bola com amigos ou amigas, há uma quadra para a modalidade futebol society. É só formar o seu time e cair em campo. Aliás, o que não falta na Potycabana é esporte. Além do “campo” de futebol, há uma quadra de tênis, duas de badminton, duas para vôlei e futebol de areia e ainda duas quadras poliesportivas.

Uma das quadras de esporte na Potycabana -  Crédito/imagem: site SEDUC

No SETOR AERÓBICO, há pista para quem quiser fazer uma boa caminhada; duas pistas asfaltadas para os amantes do ciclismo ou para aqueles que não perdem uma boa oportunidade de pegar um vento andando de bike; e ainda uma academia ao ar livre.

Pistas de caminhada e ciclismo na Potycabana - Crédito/Imagem: Paróquia Nossa Senhora das Dores
Espaço para atividades aeróbicas na Potycabana - Crédito/imagem: site Uespi

Já no SETOR DE EVENTOS CULTURAIS, há dois palcos, um principal e um anexo, para shows e apresentações artísticas. A programação sempre é divulgada nas redes sociais do parque, além da imprensa local. 

Eventos no parque Potycabana - crédito/imagem: Arquidiocese de Teresina

E, claro, não poderia faltar um espaço para a criançada. No SETOR INFANTIL, que acaba também sendo o ambiente de convergência entre todas as gerações, tem playground e ainda praça de alimentação, com quiosques e restaurantes, e uma praça de convivência, com 117 bancos.

Praça de convivência na Potycabana -  Crédito/imagem: Conheça o Piauí
Praça de alimentação com quiosques -  Crédito/imagem: Vania Castro

Além de todos esses setores e estruturas, o parque também conta ainda com:

- Jogos de tabuleiro
- Atividades escolares e/ou recreativas em grupos

E quem quiser somente sair de casa, reunir os amigos, curtir um pouco mais a cidade, socializar, sem deixar de registrar esses bons momentos, no parque Potycabana tem internet wi-fi gratuita.

A HISTÓRIA DA POTYCABANA

 

Potycabana na época de sua fundação - imagem de cartão postal

A Potycabana foi inaugurada em 1990. Mas até se tornar como ela é hoje, muitas transformações aconteceram. Quem visita o local pela primeira vez nem consegue imaginar que ali foi inaugurado como sendo um parque aquático.

Sim, quando foi inaugurada, a Potycabana tinha apenas 9 mil m² e ela era um parque aquático, com piscina, toboágua e a grande atração que era uma piscina que simulava ondas. Além disso, também contava com quadra de vôlei e palco para shows.

Potycabana quando era um parque aquático -  Crédito/imagem: Kaki Afonso

O local era um sucesso de ponto turístico, que chegava a receber muitas excursões vindas de todas as partes do Piauí. Nessa época, a região onde está a Potycabana era menos urbanizada, ainda não existiam os shoppings e nem mesmo a grande oferta de serviços que hoje tem ao redor.

Mas como, infelizmente, nem tudo é auge, nos anos 2000 começou o declínio da Potycabana, que começava a ter seus primeiros sinais de abandono. E, em 2008, ela foi completamente fechada.

No ano seguinte, em 2009, Teresina foi fortemente afetada por muitas chuvas que ocorreram por um longo período e que provocaram uma grande cheia do rio Poti. Tudo isso ocasionou na inundação do parque e a derrubada do seu muro, devido à força da água. Assim, foi decretado estado de emergência para o local. Neste mesmo ano foi anunciada a reforma do parque com investimento de R$12 milhões de reais.

Potycaba antes da reforma -  Crédito/imagem: Kaki Afonso

Em 2010, já com as obras de reforma em andamento, as chuvas do início do ano provocaram novamente inundações que resultaram no desabamento de um novo ponto da Potycabana. Mas as obras continuaram, tendo sido depois parada devido a questões ambientais.

em 2011 houve a realização de um novo projeto de revitalização do parque, com a configuração de transformar a Potycabana em um parque ambiental de esporte e lazer. Em 2012 as obras saem do papel, com a reforma tendo sido iniciada no dia 17 de abril deste ano. Com o novo projeto, a área verde passou de 7 mil metros quadrados para 15 mil metros quadrados.

E, finalmente, em 2013, o novo parque Potycabana foi inaugurado. Um grande parque no meio de uma das áreas mais movimentadas da cidade, unindo esporte, natureza, diversão e, o melhor de tudo, muita convergência social entre todas as gerações e estilos.

Novo Parque Estadual Potycabana - Crédito/imagem: GP1 
DIAS PARA VISITAR

 

A Potycabana tem entrada gratuita e é aberta diariamente até às 22h, com horários diferenciados em feriados, mas que sempre são divulgados. É só chegar e procurar o que de melhor tem para você, afinal, opção é o que não falta!

E então, o que falta para você se relacionar de uma forma diferente com a cidade e aproveitar esse parque que se une com a evolução de Teresina?

1 comentário Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

Usuário

Francisca Silva Sousa • há 7 meses

Era pra ser um lugar muito lindo mas o que eu vir hj foi um lugar bagunçado precisando de um administrador


CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório