Onde fazer turismo religioso no Piauí

há 8 meses

Onde fazer turismo religioso no Piauí

Créditos: João Albert

Nem só de praias, delta, cânion, cachoeiras, gastronomia, parques e patrimônios históricos se vive o turismo no Piauí. Um segmento desse setor que também é bastante forte no estado é o turismo religioso.

Ao longo de anos, cidades piauienses como Santa Cruz dos Milagres, Oeiras e Floriano são forte referência na fé que atrai milhares de pessoas.

E o Conheça o Piauí  mostra alguns detalhes das motivações religiosas que levam muitos visitantes a essas cidades de forte expressão com sua religiosidade que impulsiona o turismo.

#Santa Cruz dos Milagres
 

Pequeno município piauiense que fica a 183 de Teresina, Santa Cruz dos Milagres já carrega em seu nome o porquê de ser tão visitada por turistas. Anualmente, muitos romeiros de todo o Brasil visitam o município que é considerado o terceiro maior local de romaria da região Nordeste e o único santuário do Piauí reconhecido pelo Vaticano.  

A cidade é nacionalmente conhecida com a revelação do primeiro milagre por intercessão da Divina Santa Cruz, no século XIX. O fato relata que a filha de um vaqueiro, que já estava à beira da morte, ficou curada após tomar banho no Olho D’água da Santa Cruz.

Fiéis tocando na Santa Cruz - crédito/imagem: João Albert(Ccom)

A partir disso, a devoção começou a ser propagada e é compartilhada até hoje por muitos devotos que vão para Santa Cruz dos Milagres agradecer, pedir, muitos também com entes doentes vendo na fé a cura, e para tocar a Santa Cruz.

O santuário que abriga toda essa história passou por reforma e ampliação em 2016 e conta estrutura e espaço para mais de 3.500 mil pessoas sentadas. Além desse templo sagrado, festas religiosas também atraem turistas para o município, como a Invenção de Santa Cruz, os Festejos do Santuário e o Encontro dos Santos. 

Missa no Santuário de Santa Cruz dos Milagres - foto reprodução

#Oeiras

Conhecida como a capital da fé, Oeiras é o município piauiense mais nitidamente reconhecida por sua religiosidade. Atraindo milhares de fiéis todo ano, o município possui atrativos de turismo religioso que são destaque em todo o estado e até mesmo nacionalmente, compreendendo grandes eventos que são tradições seculares, principalmente no período de Semana Santa.
 
Em Oeiras, esse feriado cristão começa com a Procissão de Bom Jesus dos Passos, que é realizada na sexta-feira que antecede a sexta da paixão. Esse evento religioso acontece na cidade desde o século XVIII e retrata em céu aberto a Via Sacra, com todos os passos realizados por Jesus e seu martírio.

Também é na Semana Santa que acontece a maior manifestação religiosa do Piauí: a Procissão do Fogaréu. Esse evento, que acontece na quinta-feira santa, é um espetáculo em todos os sentidos. A Procissão do Fogaréu é feita somente por homens, que carregam lamparinas acesas durante o percurso, deixando todo o cortejo bastante iluminado, e relembrando a perseguição dos soldados romanos à Jesus Cristo.

Procissão do fogareu em Oeiras -  crédito/imagem: Leonardo Mascarenhas

Um outro evento religioso que atrai bastante gente é a Festa do Divino. Essa festa é realizada sete semanas após o domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes, quando se comemora a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.

Festa do Divino em Oeiras - crédito/imagem: Adleuza Pacheco

Além desses espetáculos, Oeiras conta com patrimônios religiosos que datam de séculos atrás, da fundação do Piauí, e podem ser visitados durante todo o ano, como a catedral de Nossa Senhora da Vitória, a primeira do Piauí; o Museu de Arte Sacra; o Museu do Divino Espírito Santo; e o Morro da Cruz.
 
 #Floriano

O município de Floriano está a 245km de Teresina. Localizada às margens do rio Parnaíba, a cidade conta com diversos atrativos turísticos, sendo bastante lembrada e visitada também no período da Semana Santa, quando acontece a encenação da Paixão de Cristo.
 
Floriano conta com a segunda maior cidade cenográfica do Nordeste. E é nela onde acontece o espetáculo Paixão de Cristo, que continua a ser um dos maiores do Brasil.

Todo ano, milhares de turistas vão ao município para assistir e se emocionar com todo a encenação fiel do sacrifício de Jesus, com sua morte e ressurreição. Ao todo, são 20 cenas e 350 atores, incluindo diversos globais, como Paulo Betti, Daniele Suzuki, dentre outros que já passaram ao longo das edições.

Paixao de Cristo em Floriano - crédito/imagem: Danilo Bezerra

A cidade cenográfica é um teatro a céu aberto que conta com 55 mil metros quadrados e foi construído especialmente para a encenação. Nele há toda uma estrutura natural com sete cenários, além de outros quatro que foram construídos.

A Paixão de Cristo de Floriano tem início no Batismo de Jesus; depois segue para as partes da Tentação, Sermão da Montanha e Milagres; depois é o segundo ato, momento em que há a conspiração contra Jesus; após, segue para a via crucis, morte e ressurreição. Toda o espetáculo de encenação é organizado pelo grupo Escalet.

Além desse evento reconhecido nacionalmente, Floriano também conta com outros atrativos turísticos de motivação religiosa e que podem ser visitados durante todo o ano. A Co-Catedral de São Pedro de Alcântara, o Milagroso Santuário De Nossa Senhora da Guia, a Capela Padre Pio de Pietrelcina e o Mosteiro das Monjas Concepcionistas são belos e importantes pontos turísticos da conhecida Princesa do Sul, como Floriano é popularmente conhecida.

E você, já fortaleceu sua fé em algum desses lugares? 
 


 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório