Por que você deve conhecer o Parque Municipal Pedra do Castelo?

há 8 meses

Por que você deve conhecer o Parque Municipal Pedra do Castelo?

Créditos: Conheça o Piauí

Você já pensou em visitar uma pedra? Mas não é uma pedra qualquer. É uma repleta de imagens pré-históricas, de lendas, mistérios de aparições e muito encanto. Assim é a Pedra do Castelo, situada no Parque Municipal de igual nome no município de Castelo do Piauí, distante 190 km de Teresina, capital piauiense.

A Pedra do Castelo é o nome que se deu a uma grande formação rochosa que está localizada a 20 km da área urbana de Castelo do Piauí. Quem chega ao local, aberto de quarta a domingo, de fácil acesso e de visitação gratuita, já avista aquela formação que, com um pouco de imaginação, consegue ver nela um formato de castelo, daqueles medievais.

E, como não poderia ser diferente, ela faz jus ao seu formato e se apresenta majestosa, imponente, dando boas vindas aos milhares de turistas que visitam esse ponto turístico todo ano. E por que visitá-lo? O Conheça o Piauí conta para você!

#O que tem na Pedra do Castelo

A Pedra do Castelo possui 13 compartimentos. Sim, nos paredões de até 18 metros têm diversas divisões, câmaras, salões, onde seres humanos já residiram neles há milhares de anos. E como saber disso?

É que, além de todos os estudos, as paredes internas dos paredões contêm pinturas rupestres deixadas pelo homem pré-histórico com mais de seis mil anos de história e que têm atraído pesquisadores, curiosos e turistas de partes do país. Isso mesmo! Assim como na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, há essas relíquias também em Castelo do Piauí.

E o passado, o presente e o sagrado se completam na pedra. Também em seu interior há imagens e objetos sacros que são deixados por fiéis cristãos que cultuam o local como sagrado, fazendo suas preces e orações. E tem uma explicação para isso.

Conta-se que, ainda na época colonial, moradores da região encontraram a imagem de uma santa no interior da Pedra. Tentaram levá-la para a igreja do povoado local, no entanto, misteriosamente a imagem da santa acabava voltando para o lugar onde foi encontrada. E continua!

Em um dos salões da Pedra há um oratório com a imagem dessa santa que, mesmo depois de passado tanto tempo, ninguém sabe quem é e nem como ela foi parar nesse local.


Além disso, muitas pessoas viveram e outras foram enterradas ali no interior da Pedra. Em outro salão é possível ver um cemitério de crianças, todas simbolizadas por cruzes pelo chão.

Tudo isso e a imagem da santa fazem da Pedra do Castelo um ponto reverenciado por muitos, não só como turismo, mas também de romaria, peregrinação, crença, de fé, de reverência ao sagrado.

#Do alto da Pedra, o céu

Após percorrer todo o interior da pedra e de transportar ao místico e ao histórico, é hora de respirar ar puro e contemplar toda a natureza ao redor. Pelas passagens dentro da pedra é possível chegar até o topo dela, 18 metros de altura.

Chegando lá a visão é magnífica! Abra os braços e sinta o céu abraçar você. Além do horizonte realmente há um lugar bonito e tranquilo. E uma boa dica é aproveitar para ver o pôr do sol no topo da pedra.

#Conheça mais do Parque Municipal Pedra do Castelo

O parque onde fica localizada a Pedra do Castelo também ainda abriga o Mirante das Arraias, a Cachoeira das Arraias, muitas trilhas e aventura.  

#Onde comer

O único bar e restaurante próximo ao Parque Municipal Pedra do Castelo é o da Dona Francisca, que fica a 500 metros da entrada da BR à esquerda antes do parque. Junto a ela, você pode reservar seu almoço por meio do telefone (86)998117-5977.

E então, prontos e prontas para os paredões da Pedra do Castelo?

Siga boa viagem e não esqueça de contar para o Conheça o Piauí o que achou desse destino.

Até a próxima viagem!

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório