Praia de Barra Grande: motivos que levam essa praia do Kitesurf

há 11 meses

Praia de Barra Grande: motivos que levam essa praia do Kitesurf

Créditos: Juscel Reis

Um dos lugares com as praias mais lindas e paradisíacas do Brasil está no Piauí. Barra Grande é o nome dele. Composto por paisagens que parecem ter saído de um quadro, de uma fotografia, de livros, esse é um dos destinos que mais tem despertado interesse de turistas do Brasil e das mais variadas partes do mundo.

Foto:Juscel Reis

Tendo já sido destaques de grandes jornais pelo país, como Folha de São Paulo, e também dicas de viagem no Jornal Hoje, da TV Globo, Barra Grande ainda é pouco conhecido, desbravado e, com isso, bastante preservada, mas atrai olhares e visitantes de todas as partes do mundo. É aquele lugar que quando se descobre, ih, é sucesso!

E por quê? O que tem de diferente por lá?

Olha, só conhecendo mesmo para vivenciar todo o deslumbramento e as experiências que Barra Grande proporciona. Mas até chegar esse dia, o Conheça o Piauí mostra os principais motivos, dentre tantos outros, que fazem Barra Grande ser um dos lugares mais aclamados e que vale muito a pena você conhecer.

Foto: Juscel Reis

#Onde fica localizada

Pertencente ao município piauiense de Cajueiro da Praia, Barra Grande é um pequeno vilarejo de pescadores, com suas ruas de areia, rotina tranquila, simples, e de um povo acolhedor e caloroso. Com uma área de  Ela fica somente a 70 km de Parnaíba(PI), a 380 km da capital do Piauí, Teresina, e a 450 km de Fortaleza(CE), capital cearense.

Umas das melhores praias para prática de Kitesurf do mundo - Foto: Juscel Reis


#O que Barra Grande tem

Praia, evidentemente. Sol, sem dúvida. Mas isso tem em tantos outros pontos do Brasil. O que faz de Barra Grande ser a nova sensação do turismo brasileiro é o seu conjunto como um todo que é de encher os olhos. Muito charme, a sua vibe aconchegante, rústica, a sua natureza bem preservada da ação humana, quase intocada, e os ventos fortes que fazem de lá um dos melhores lugares do mundo para o Kitesurf.

O mar é azul e calmo na maior parte do dia, e as águas são quentinhas; na maré baixa, formam-se enseadas e piscinas naturais;  na maré alta, que é no fim de tarde, o mar fica mais agitado, chegando a ficar bem próximo das barracas; as areias são brancas; o pôr do sol é um espetáculo a parte; e os ventos são bem fortes.

Foto: Juscel Reis

E seja qual for o objetivo de sua viagem, tem para todos os gostos a forma de aproveitar especificamente a praia. Em algumas partes tem as barracas de palha, com seus bares e restaurantes, que são ponto para toda a família; já para quem prefere uma badalação maior e jovem na beira mar, os points como BGK e Trabalha Brasil são ideais; e mesmo com tudo isso, tem sossego em todos os cantos, principalmente na chamada Barrinha, praia um pouco mais afastada, porém de uma exuberância sem igual, que lembra o caribe.

 

O paraíso do Kitesurf

Barra Grande tem ventos bem fortes e constantes, principalmente entre julho e dezembro, quando ocorrem os chamados ventos alísios. E por isso, pelo mar calmo, o chamado flat, e temperatura na dose certa, ela é conhecida, principalmente, por ser um dos melhores pontos do mundo para o Kitesurf.

Barra Grande foi adotada como a queridinha dos kitesurfistas do mundo todo, principalmente da Europa. Por lá, você encontra estrangeiros que vão para aprender, competir ou já com seus equipamentos só para aproveitar cada detalhe desse paraíso. Juntam-se a eles, os nativos e turistas brasileiros, que deixam um colorido lindo pelos céus.

Barra Grande é tão famosa pelo Kitesurf em todo o mundo, que foi palco principal de competições bem importantes dessa prática esportiva, como uma etapa do mundial e também o Arena Kite Brasil, que é a principal competição de Kite do país e que serve como etapa única do campeonato brasileiro de Kitesurf.

Além disso, Barra Grande já lançou nacionalmente grandes jovens nomes dessa modalidade, como as gêmeas Brena e Bruna e os garotos como Assis Pereira e Manoel Piçarrinha, que já subiram ao pódio em campeonatos regionais e etapas nacionais. Eles são oriundos da ONG Projeto Vivo, dos espanhóis João Bosco e Isabel Lupiañez.

Eles chegaram em Barra Grande há algum tempo atrás, apaixonaram-se pelo lugar e implantaram esse projeto esportivo, socioambiental e sem fins lucrativos, que tem a Kite Escola Paraíso como motor, com o ensino gratuito de kitesurf para crianças carentes da região, tanto para promoção de atletas nativos, como para melhorias sociais e educacionais desses pequenos jovens.

Além de fazer parte desse belo projeto, a Kite Escola Paraíso também tem aulas pagas para quem quiser praticar a modalidade, tanto curso para iniciante, como aperfeiçoamento de navegação. Confira os contatos dessa e de outras opções para sua escolha, que, além de aula e aluguel de kite, também tem atividades como passeio de caiaque e stand-up paddle.


 Kite Escola Paraíso
Site:  http://www.kiteschoolbarragrande.com/
Telefones: +55 86 3369.8053 +55 86 3322.3117 +55 86 9962.9762(celular)
E-mail: j.bosconeto@hotmail.com

BGKite School
Site: https://bgk.com.br/br/escola-aula-kite-surf-barra-grande-piaui-brasil
Telefone: (86) 9 99536406 (whatsapp)
E-mail: bgkiteschool@gmail.com

GO FLY Kite School
Site: https://www.goflykite.com.br/
Telefone: 55 86 99999-1964(whatsapp)
E-mail: goflykiteschool@gmail.com

Cavalo-marinho, mangue e pássaros

Além das praias exuberantes, dos ventos fortes e do kitesurf, em Barra Grande também tem manguezal; fauna bem presente, principalmente os pássaros silvestres e sua revoada; encontro entre o rio Camurupim e o mar; passeio em contato com a natureza, momentos em que você pode ver cavalos-marinhos, uma dos atrações mais marcantes e procuradas; além disso, embora com uma hora a mais do que pelo usual caminho, em Barra Grande também tem uma porta de entrada para o Delta do Parnaíba, o maior delta em mar aberto das Américas.

Como se pode ver, o que não faltam em Barra Grande são motivos para você visitar. Esse lugar privilegiado no mundo é um convite a um refúgio tranquilo, sustentável, quase intocado, mas que tem a dose certa de movimento e agito.  É um convite a descobertas naturais e esportivas. É um convite a paz. É um convite a um dos cenários mais incríveis do Brasil.

 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório