Projeto peixe-boi, em Cajueiro da Praia, um dos maiores abrigos desse animal

há 2 meses

Projeto peixe-boi, em Cajueiro da Praia, um dos maiores abrigos desse animal

Créditos: Conheça o Piauí

Nem só de belas e paradisíacas praias vive o litoral do Piauí. A sustentabilidade e preservação de animais também se fazem presentes. É o caso do Projeto Peixe-Boi Marinho, em Cajueiro da Praia, compreendendo um dos maiores abrigos de peixes-boi do Brasil.

A sede do projeto fica na praia do Cajueiro, de igual nome do município. E, claro, nós do Conheça o Piauí estivemos por lá para trazer até você esse centro natural, a sua formação, o que encontrar e as espécies de peixes-boi.

#Como chegar até os animais

Para ver os peixes-bois marinho de Cajueiro é necessário contratar, por conta própria, um barco pesqueiro. Muitos estão à disposição dentro da cidade. Como dica do Conheça o Piauí, você pode entrar em contato com a equipe do Babau Tur, representado por Claudio Veras, por meio do telefone (86) 98116-6132. Eles ofertam pacotes completos para que você conheça o santuário dos peixes-bois. Antes havia uma iniciativa da prefeitura municipal para levar os turistas, mas atualmente não há mais. 

Existe também uma plataforma dentro do próprio projeto, que leva até o observatório de onde se observa os peixes-bois. No entanto, até o dia em que publicamos esta matéria, a plataforma estava em reforma, sendo assim, não podendo ainda ser utilizada. 

#Origem do projeto

O município de Cajueiro da Praia tem um número razoável de peixes-boi em suas águas oceânicas. Com isso e visando à preservação, foi criado ainda na década de 90 um espaço dedicado aos cuidados e pesquisa desses animais.

Assim, o Governo Federal criou o Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos.  Esse centro é administrado em um trabalho conjunto entre o IBAMA e a ONG Fundação Mamífero Aquáticos, que capta recursos para investimentos no projeto. Este conta ainda com o patrocínio oficial da Petrobrás.

#Como é o projeto

A sede do projeto tem uma estrutura simples, rústica, sustentável e de um rico acervo e envolvimento de toda a comunidade. A instalação segue uma arquitetura regional e nela você encontra um pequeno museu, com guias que conduzem relatando informações e experiências.

O centro também é composto por uma torre de observação que fica nas águas do rio Timonha, entre o Piauí e o Ceará. É nessa torre que os pesquisadores monitoram os peixes-boi e coletam informações relacionadas à pesquisa, estudos e preservação desses animais.

Essa torre também é acessível para turistas. Ela fica a cerca de 1.500 metros do mar, dando para ver nitidamente os peixes-boi. Para chegar até lá, é preciso ir de canoa à vela, pois as motorizadas perturbam os animais, e em horários de visitas em que dependem de como está a maré.

Esse passeio é feito pelo IBAMA junto com guias da Associação de Condutores de Grupo da Praia de Itam. 

#Os peixes-boi de Cajueiro da Praia

O peixes-boi existente em Cajueiro são da espécie Sirenia, podendo medir cerca de 4 metros e pesar até 800 quilos.No município, eles são bastante cultuados pela população. De pescadores a crianças, a comunidade local convive harmoniosamente com esses animais, assim como também participam de atividades para preservá-los.

Inclusive o peixe-boi foi adotado como símbolo de Cajueiro da Praia, compondo até mesmo a bandeira do município. Além disso, o animal foi adotado como Patrimônio Natural de Cajueiro da Praia.

E para quem não sabe, o peixe-boi é o único mamífero aquático herbívoro e vice cerca de 50 anos. Eles ficam na água, mas, assim como baleias, eles aparecem na superfície em intervalos para respirar, e bebem água doce.

Olha, é inspirador e emocionante conhecer de perto esse centro de preservação e os peixes-boi de Cajueiro da Praia. Mais ainda, ver de perto lições de cidadania e respeito ao meio ambiente e aos animais. Vamos embarcar nessa? 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório