Riacho Sucavão, um mini cânion no município de Paquetá do Piauí

há 10 meses

Riacho Sucavão, um mini cânion no município de Paquetá do Piauí

Créditos: Conheça o Piauí

Ainda pouco conhecido e divulgado, escondidinho pelas proximidades da cidade de Picos, há um lugar surpreendente e de um visual incrível. É o riacho Sucavão. Já ouviu falar dele?

Nós do Conheça o Piauí desbravamos esse atrativo de rara beleza para trazer aqui mais essa dica de passeio, dessa vez mais para o sul do Piauí. Confira os detalhes!

#Localização

O riacho Sucavão fica no município de Paquetá do Piauí, cidade que está somente a 39 km de Picos e a 322 km de Teresina.

Paquetá é pequena, tendo um pouco mais de 4 mil habitantes, de acordo com o Censo(2010). A sua economia é movida principalmente pela produção agrícola e pecuária.  

Mesmo pequena, o município guarda em seu território interessantes atrativos turísticos, como a Lagoa, o Haras Tamarindos, a Custaneira e o riacho Sucavão.

#Acesso ao Sucavão

O acesso até o Sucavão é fácil. Pode ser percorrido de carro pequeno ou moto. O trajeto pode ser feito tanto por um caminho de área pública, como por meio de uma propriedade particular, mas que tem entrada permitida gratuitamente.

Quando se faz pela parte pública, você pode deixar seu carro ou moto somente a 100 metros do riacho. Já pela área particular, o automóvel chega quase na beira do Sucavão.

#Como é o riacho Sucavão

O Sucavão é quase um cânion. Claro, não tem toda a grandiosidade do nosso maravilhoso Cânion do rio Poti, mas é uma mini apresentação do que seria esse tipo de lugar.

Formações rochosas de uma margem e outra formam uma passagem não tão larga que é por onde as águas passam formando o riacho Sucavão.


 
Assim como se vê a coloração no Poço Azul, em Monsenhor Gil, aqui também as águas assumem uma cor, aliás, cores variadas, conforme a iluminação do horário do dia. O riacho também é transparente, dando para ver nítido o que tem no fundo.

Mergulhar por essas águas no meio de umas paredes de pedra é uma sensação mágica. E você pode levar toda a sua família, pois o riacho tem partes acessíveis para todas as idades.

Durante o período chuvoso a água do riacho fica com uma cor mais de areia, meio barrenta, mas é só a coloração. O banho continuará convidativo. Fora esse período ficam apenas algumas piscinas, então priorize conhecer esse local entre os meses de dezembro e maio.
 
#O turismo no local
 
No riacho Sucavão não há estrutura ao redor, nem mesmo bar e restaurante. Portanto, leve sua água, alimentos e o lixo de volta para ser descartado em lugar adequado.

Para quem quiser conhecer, pode se hospedar em Picos, que é uma cidade relativamente grande e tem hotéis, restaurantes, bares, é um município bem movimentado.

Ficou com vontade de conhecer esse mini cânion? Pode ter ceretza, é imperdível!


 

1 comentário Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

Usuário

Jurandi Carvalho • há 1 semana

Sou piauiense, e não conheço essas maravilhas!


CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório