Rio Longá, em Barras, é atração turística o ano todo

há 1 ano

Rio Longá, em Barras, é atração turística o ano todo

Créditos: Conheça o Piauí

Dentre as cidades piauienses muito bem presenteadas pela mãe natureza, sem dúvida Barras está entre elas. O rio Longá, na cidade, é um presente e tanto!
 
A terra dos  governadores, como o município é chamado, tem no rio Longá um espetáculo de patrimônio natural e turístico, que movimenta a cidade, a economia e é ponto que une barrenses e pessoas de diversos outros lugares para aproveitar as águas e beleza do rio.
 
Para saber o que vai encontrar e o que fazer nesse ponto turístico, nós do Conheça o Piauí trouxemos aqui os detalhes para você ficar por dentro e já se programar para ir ao rio Longá.
 
#Como é Barras, cidade onde também está o Longá
 
Considerado o sétimo maior município do Piauí, Barras está distante 120 km de Teresina e possui, de acordo com o último censo, 46.291 habitantes.
 
A economia da cidade é movida, principalmente, pelo setor terciário, nos segmentos como construção civil, serviço público, comércio e prestações de serviços.
 
Já no que se refere a sua geografia, Barras tem na caatinga e na mata dos cocais a sua vegetação predominante.
 
Além disso, o município tem água em abundância. Ele está situado na bacia hidrográfica do rio Longá, que compreende este rio, o rio Maratoan e muitos riachos.
 
E, claro, como não poderia deixar de ser, todo esse patrimônio natural é importante para a sobrevivência dos moradores e demais seres vivos, como também uma grande atração, impulsionando o turismo local.

Assista ao Vídeo
Assista ao Vídeo

Conheça o Piauí: Rio longá

O Rio longá é perene, mas na época de chuvas acontece um verdadeiro espetáculo das águas. Ele tem formações rochosas em seu leito e diversos pontos com corre...


 
#Como é o rio Longá

Percorrendo 13 cidades piauienses, o rio Longá nasce na lagoa do Mato ou do Longá, no município de Alto Longá.

Em Barras, ele recebe a água de vários riachos que formam a cidade e ainda tem um belo encontro com o rio Marataoan.

Quando chega na divisa dos municípios de Batalha e Esperantina, ele forma a mais reconhecida nacionalmente cachoeira do Piauí, a linda cachoeira do Urubu.

Barras é a cidade da região de localização do rio que é a mais procurada para quem gosta desse tipo de ponto turístico. No município, o Longá está a 6 km da zona urbana, tendo ainda uma ponte que corta ele.

O rio é perene, mas tem na época de chuvas um verdadeiro espetáculo das águas. Ele tem formações rochosas em seu leito e diversos pontos com correntezas e cascatas.
 
#O que fazer nesse ponto turístico

Evidentemente, “banhar” pelas águas do Longá é uma ótima experiência. Então o seu passeio começa por aí, claro, com todo o cuidado, sempre se certificando junto aos nativos as melhores partes para o banho sem perigo.

Já nas duas margens do rio ainda tem barraquinha com bar e restaurante, onde você pode ficar pegando uma brisa, tomando uma cerveja gelada e comer uma piaba frita(peixe) ou outros tipos de comidas.

Você também pode pescar, enquanto conta as boas estórias de pescadores. Só não deixe também de apreciar o belo por do sol que bate nas águas no entardecer. Como se percebe, o que não falta é o que fazer nesse maravilhoso ponto turístico de Barras. 

Além do rio Longá, o rio Maratoan e os vários riachos na cidade também podem ser bons pontos para a prática de esportes aquáticos e competições dessa natureza. Uma boa ideia para quem quiser empreender no turismo por lá. Que tal?

O que achou desse roteiro? Não esqueça de indicar para seus amigos!
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório