Rota ecológica do cavalo-marinho: veja essa dica de passeio em Barra Grande

há 1 ano

Rota ecológica do cavalo-marinho: veja essa dica de passeio em Barra Grande

Créditos: Larissa Militão

Os motivos que levam você até Barra Grande são muitos, como você pode conferir aqui: Praias de Barra Grande: motivos que levam o mundo a conhecer. Mas além de todos eles e de ser famosa também pelo KiteSurf, há ainda um atrativo surpreendente. O vilarejo conta, em suas águas, com a presença de cavalos-marinhos que são uma das atrações mais buscadas por quem visita Barra Grande.
  
O passeio para ver esses bichinhos foi idealizado pela própria comunidade e é o mais procurado pelos turistas. Os visitantes fazem uma trilha ecológica pelos mangues e igarapés e têm esse contato mais profundo com a natureza, com a oportunidade de verem de perto os cavalos-marinhos.

E nós do Conheça o Piauí vamos mostrar aqui toda a rota que leva você a esses animais e a muitas outras maravilhas da fauna e flora dessa região.

TRILHA ECOLÓGICA DO CAVALO-MARINHO

#O Percurso

Para realizar esse passeio ecológico, você inicia por meio da sede da BarraTur, que é a Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande, que fica localizada na rua das Flores, s/n, no centro de Barra Grande, próximo à Churrascaria Recanto. O contato é feito com Marcos Cazuza, que também pode ser pelo telefone (86) 99931-0176.

Essa associação é formada por filhos de pescadores da comunidade nativa que viram no ecoturismo uma oportunidade de emprego, renda e melhorias sociais para eles e suas famílias.

Além disso, são bastante conhecedores de toda a região, então você tem uma verdadeira aula de educação ambiental também durante o passeio.

A partir da sede da BarraTur, você contrata o transporte, que inicialmente é feito por meio de charrete de tração animal. A vibe é essa mesma, rústica, aventureira e bem natural.

É importante destacar que tudo é pensado nos mínimos cuidados, e os animais que conduzem as charretes são bem tratados e alimentados.

Início da trilha é feito por charrete - crédito/imagem: Larissa Militão

O percurso de charrete dura apenas 15 minutos, mas tempo suficiente para você conhecer um pouco o que irá desbravar e sentir já um clima mais íntimo com a natureza.

Terminado esse trajeto por terra, começa o percurso pelas águas, que é feito por meio de canoa e com os equipamentos de segurança necessários, como colete salva-vidas.

Nesse momento você fará uma imersão em meio a mangues e igarapés e verá caranguejos, garças e demais animais nativos, além da vegetação e dos tipos de mangues.

Passeio de barco pelos mangues – crédito/imagem: Larissa Militão 
Mangues durantes trilha ecológica cavalo-marinho – crédito/imagem: Larissa Militão

Em determinado ponto, há uma parte propícia para o banho. Nesse local, se os turistas assim quiserem, a canoa para e as pessoas descem para tomar um banho, entrarem no mangue, quem preferir, e observar como se pega caranguejo.

Eles são pegos ali só para apresentação ao visitante, logo em seguida é devolvido para seu lugar natural. Tudo isso com o maior respeito ao meio ambiente e ainda tudo sendo explicado pelos guias. Todo o passeio de canoa dura cerca de 30 minutos.

Caranguejos nos mangues da trilha - crédito/imagem: Larissa Militão
crédito/imagem: Larissa Militão

Depois, você retorna para a canoa, que se desloca até o ponto onde dá para ver os cavalos-marinhos, da espécie exótica hippocamppus. Ameaçados de extinção, esses lindos bichinhos encontraram nas águas quentinhas piauienses o seu refúgio.

Devido a essa ameaça e ao fato dele ser um animal de grande sensibilidade, os guias manuseiam com todo cuidado e os colocam em um recipiente de vidro para que os turistas possam ver de perto.

Após os visitantes olharem, os cavalos-marinhos são devolvidos ao seu habitat natural, para que não haja qualquer problema que possa causar um desequilíbrio ambiental para eles.

Depois disso, a canoa volta o seu trajeto para retornar para a praia, de onde a charrete pega novamente os turistas, que se deslocam pertinho do mar, pegando um pouco das águas das ondas, do vento e de toda a vibe desse local.

#Tempo, valor e dias para o passeio

Percurso pelas águas na trilha do cavalo-marinho – crédito/imagem: Larissa Militão

O passeio completo da trilha ecológica do cavalo-marinho demora cerca de 2 horas. Para quem quiser fazer esse roteiro, os horários de passeio pela manhã são de 9h às 11h, e à tarde, de 14h às 16h. O passeio custa R$65,00 por pessoa.

Uma dica é que você também deve levar boné e protetor solar para se proteger do sol, assim como água mineral para se hidratar durante o percurso. 


E então, partiu trilha do cavalo-marinho?

Não esqueça de contar nos comentários o que achou dessa dica de passeio em Barra Grande, um dos lugares mais paradisíacos do Brasil. 
 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório