Sítio Arqueológico da Torre, um importante destaque no turismo de Pedro II

há 1 ano

Sítio Arqueológico da Torre, um importante destaque no turismo de Pedro II

Créditos: Conheça o Piauí

Quando se fala em sítio arqueológico, a primeira lembrança que vem em mente qual é? Isso mesmo, Serra da Capivara. Mas o município de Pedro II também nos agracia com esse tipo de atrativo.

Pedro II possui mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados. Desses, quatro são abertos à visitação, como é o caso do Sítio Arqueológico da Torre e que nós do Conheça o Piauí mostraremos agora os detalhes para você.

#Localização e acesso

Compreendendo a Torre 1 e Torre 2, o Sítio Arqueológico da Torre fica distante a cerca de 8 km da cidade de Pedro II. O principal acesso até ele se dá pela BR-404 que liga o município de Pedro II ao Poranga, no Ceará.

Em apenas 15 minutos de carro e depois fazer uma caminhada por uma pequena e fácil trilha você já consegue chegar nas muitas inscrições rupestres.

 

De:
Para: Sítio arqueológico da Torre
map_canvas
 


#Como é o sítio arqueológico de Pedro II
 
O sítio arqueológico da Torre contém painéis de inscrições rupestres que nos mostram a presença de civilizações primitivas que habitaram a região. A Torre 1, por exemplo, conta com 3 painéis, onde há a maior concentração de figuras. As inscrições mais antigas são de 12 mil anos. 


Nesses espaços você aprecia como se dava a ocupação de nossos antepassados. Em alguns, representada por meio de grafismos mais abstratos, isto é, pinturas que não dizem respeito a imagens nem de animais, nem humana e nem da natureza. Em outros já podemos verificar pinturas com figuras humanas e de animais.


As pinturas variam de tamanho, que vão desde pequenas até maiores, todas com tonalidades avermelhadas. No painel 3 é onde estão as pinturas com maior tamanho. Tudo isso você observa por meio de certa estrutura que contém uma passarela de onde você chega perto dos vestígios, tira foto, contempla.


 
Além de toda essa riqueza histórica, ao visitar o sítio arqueológico da Torre você é ainda agraciado com um rico bioma com área de cerrado e espécies dessa vegetação e também da caatinga, tanto com animais e plantas pertencentes a esses biomas. Raposas, répteis, anfíbios e aves do cerrado e caatinga é possível encontrar por lá.  
 

#Preservação do sítio da Torre 

Infelizmente no local há resquícios de vandalismo. Um patrimônio dessa natureza precisa ser resguardado e valorizado. Além da consciência da população, é preciso também fiscalização por parte do poder público. Então vamos preservar o que é nosso e tão importante, certo?!


Ficou com vontade de conhecer? Assim como a cachoeira do Urubu-Rei e do Salto Liso, vale muito a pena incluir em seu roteiro de Pedro II a ida ao Sítio Arqueológico da Torre. 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório