Créditos: Conheça o Piauí
Você já andou por uma floresta? E por uma floresta fóssil? Se ainda não, está muito fácil conhecer uma! Teresina é a única capital do Brasil que tem uma floresta fóssil bem no meio da cidade. Sabia disso?
Pois é, trata-se do Parque Municipal Floresta Fóssil, um sítio paleontológico que fica localizado às margens do rio Poti, entre o leito do rio e a avenida Raul Lopes, uma das mais movimentadas da capital piauiense.
Nas Américas, os tipos de troncos fossilizados encontrados nessa floresta só existem em Teresina e no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos.
Um lugar tão único desse merece sua visita! Por isso, vamos agora conhecer mais sobre a Floresta Fóssil em Teresina.
#Por que floresta fóssil?
A floresta é assim denominada porque existem nela troncos de árvores fossilizados de mais de 250 milhões de anos. “Certo! Mas o que é tronco fossilizado?”, você deve ter se perguntado aí.
Bem, é um tronco petrificado, logicamente, o tronco de uma árvore que foi transformado em fóssil, que é vestígio de seres vivos, sejam animais ou vegetais, que viveram há milhares de anos atrás e que passaram por processo natural de conservação no solo ou subsolo da terra.
A fossilização de plantas é um processo bem mais complicado e demorado, digamos assim. E por isso, a Floresta fóssil de Teresina é uma das raras no mundo! Só por isso já vale a visita. Mas tem mais!
#Por que visitar a Floresta Fóssil de Teresina?
A Floresta Fóssil de Teresina tem um raro acervo, pois nesse museu a céu aberto abriga troncos petrificados em posição de VIDA(posição vertical) e ainda do gênero psaronius.
Esses troncos foram fossilizados naturalmente, por meio de sedimentos que compreendem a formação geológica que é chamada Pedra de Fogo, da era Permiano.
Ou seja, os troncos fossilizados em Teresina são de uma floresta que existia antes mesmo dos dinossauros. É muito tempo! Viu só como vale a sua visita?!
Além disso, outros estudos de exemplares fósseis que têm na floresta acabaram por revelar um novo gênero e uma nova espécie, que foi denominada de teresinoxiloneusebio.
De boa visibilidade e de fácil acesso, a floresta possui 13 hectares, 9 mil m² e cerca de 70 troncos que fazem com que quem visita esse ambiente viaje pelo tempo, veja ali informações importantes sobre o ambiente nas vidas passadas, como se deu a evolução ecológica, como eram as condições climáticas nessa região, dentre outras grandes informações históricas e científicas.
#O turismo pelo Parque Municipal
Criado na década de 90 e com o objetivo de preservar esse patrimônio histórico e científico para o entendimento do presente e para as futuras gerações, o parque onde fica a floresta recebe visitantes de todas as partes do país.
Eles vão em busca, tanto do turismo, quanto de estudos, pesquisas e de curiosidade mesmo em ver de perto essa raridade que, no Brasil, só existe em Teresina.
Ao lado de áreas de serviços e de lazer da cidade e próximo ao complexo turístico da Ponte Estaiada, o Parque Municipal é aberto diariamente de 8h às 17h e conta com guia turístico, uma pesquisadora para acompanhar os visitantes e explicar os detalhes do local.
#Como é a estrutura do Parque
O parque, porém, ainda necessita de uma infraestrutura mais completa. No entanto, segundo informações da Prefeitura Municipal, ele passará por reforma, com o objetivo de melhor atender aos visitantes e preservar esse rico patrimônio.
De acordo com projeto já aprovado, com a reforma, o local passará a ter um Museu de Paleontologia, um Centro de Apoio ao Visitante e um bloco administrativo.
O parque, que é municipal, foi tombado como patrimônio pelo Ministério da Cultura em 2010. Nele estão cerca de 70 troncos e com ainda relíquias fossilizadas que também estão em um trecho de 15 km do leito do rio Poti e depois dessa área do parque.
Ficou curioso(a) para ver de perto esse ambiente que existia antes mesmo dos dinossauros? Pois já é tempo de colocar a Floresta Fóssil de Teresina em seu próximo roteiro.
Para organizar antecipadamente seu passeio por esse atrativo, você pode entrar em contato com o guia Maurício Chaves, pelo telefone (86)98177-0924.
Ah! E não deixe de ver nosso vídeos Conheça o Piauí no YouTube.