Veja 15 dicas de lugares imperdíveis para se refrescar no BR-O-BRÓ

há 1 mês

Veja 15 dicas de lugares imperdíveis para se refrescar no BR-O-BRÓ

Créditos: Conheça o Piauí/ Local: riacho Sucavão

Se você é piauiense sabe muito bem que, entre os meses de setembro e dezembro, o calor reina no Piauí. Temperaturas diárias de quase 40 graus é a constante. E pode-se dizer que chuva é quase que um evento, e raríssimo! E se você não é do Piauí, bem-vindos ao que chamamos de BR-O-BRÓ.

Essa é a época mais quente do ano no estado. E quando a gente fala que é quente, pode acreditar, é bastante! O nome se dá devido à terminação dos meses mais quentes por aqui, que são setemBRO, outuBRO, novemBRO e dezemBRO. Nesse período, nós piauiense sonhamos com um tempo mais ameno, uma chuvinha ou riacho, uma cachoeira e por aí vai.

Quando chega próximo ao fim de semana, por exemplo, é comum se perguntar “onde é que tem um banho?”. Quem nunca, não é mesmo! Como nessa época São Pedro não é tão generoso com o que manda do céu, a gente procura um jeitinho de amenizar junto com o que a natureza nos proporciona de outra forma.

Pensando nisso, para aliviar os dias quentes, nós do Conheça o Piauí fizemos uma lista com 15 lugares para você se refrescar no BR-O-BRÓ. Neles tem água o ano todo. Confira nossas dicas imperdíveis!

#Açude Caldeirão

Esse é famoso, hein! O Caldeirão é a principal atração turística de Piripiri. Esse açude é perene e lindão! Ele só fica a cerca de 9 km do centro de Piripiri, em um povoado chamado “Lagoa”. O acesso até esse açude é fácil, com via toda asfaltada e sinalizada. O Caldeirão é imenso. Tem água em abundância, limpa e refrescante, muito verde ao redor, e ainda conta com estrutura como banheiros e restaurantes. E para quem é de Teresina ou de cidades próximas a Piripiri, dá para tirar um dia tranquilo para aproveitar pelo Caldeirão. Para saber mais, clique aqui.

#Cachoeira dos Picos

Como assim tem cachoeira nesse período mais quente?! Pois é, tem. Claro que quase todas as quedas d’água existentes no estado são intermitentes, ou seja, não duram o ano todo, apenas no período chuvoso. Mas tem um grande achado no meio delas. É a cachoeira dos Picos. Ela fica no município de São Pedro do Piauí, a uns 20 km da área urbana. A cachoeira dos Picos é diferente das que você entende por cachoeira. Ela tem água saindo de raízes. É coisa de cinema! E ainda tem uma espécie de piscina natural com água o ano todo. Quer saber mais? Veja em Cachoeira dos Picos em São Pedro do Piauí tem água saindo de raízes.

#Riacho das Iningas

Localizado no município de União, o riacho das Iningas fica no caminho que leva até a cachoeira da Formosa. Mas diferente desta, tem água nele o ano todo. Embora o fluxo de água diminua mais nesse período quente, mas ainda sim o riacho continua perene e esbanjando frescor. Ele tem água cristalina em meios às pedras, corredeiras e grandes árvores que proporcionam muita sombra. Além disso, quem quiser passar o dia todo, é possível, pois há um bar e restaurante ao redor. E quem é de Teresina dá para fazer o famoso bate e volta. Para saber mais e como chegar até o riacho das Iningas, clique aqui.

#Balneário Francisco Henrique de Holanda

Esse é o principal cartão-postal do município de Paquetá do Piauí. O balneário Chico Holanda(a gente chama ele carinhosamente assim) fica dentro da área urbana e conta com uma enorme lagoa propícia para banho, além de toda uma estrutura ao redor, com espaços para caminhada, churrascos, passarela e ainda quiosques. E se você adora uma pescaria, aqui também é o lugar. Ficou com vontade de dar um mergulho por aqui? Então saiba mais em Balneário Francisco Henrique de Holanda, principal cartão-postal de Paquetá do Piauí.

#Barragem Mesa de Pedra

Localizada a 35 km da área urbana do município de Valença, a barragem Mesa de Pedra é um espetáculo. Ela é um lago artificial com capacidade de 56 milhões de metros cúbicos de água. Dar uns bons mergulhos nela é uma boa pedida. Claro, sempre prezando pela sua segurança. Além disso, a barragem conta ainda com certa estrutura, formada por bares e restaurantes. Para saber mais sobre esse atrativo, veja aqui.

#Poço Feio

Pode ter certeza que de feio esse lugar não tem nada! Esse atrativo fica na zona rural do município de Várzea Grande, bem em meio a muita mata. O Poço Feio é como se fosse um grande buraco formado pela natureza, onde ao fundo dele há água acumulada das chuvas, limpa, refrescante e que diversas vezes assume cor azulada e/ou esverdeada. Ao redor da abertura do poço há muita área verde e para descer até a parte de água, alguns metros compensam a aventura. Saiba mais em Poço Feio: visite esse belo atrativo turístico em Várzea Grande.

#Cachoeira do Urubu-Rei

E não é que tem mais outra cachoeira vivíssima no BR-O-BRÓ. A cachoeira do Urubu-Rei, localizada a 16 km da área urbana de Pedro II, é a cachoeira mais alta do Piauí. E sim, tem água nela o ano todo. Claro que nesse período quente a sua queda d´água não fica assim tão volumosa como na época de chuvas, mas ainda sim ela está lá esbanjando toda sua imponência. Para chegar até ela, é para os aventureiros. Mas é recompensador, valendo muito a pena, ainda mais no BR-O-BRÓ. Para saber mais sobre essa cachoeira, clique aqui.

#Balneário Três Riachos

Pertinho de Teresina, o balneário Três Riachos é mais um presente que a natureza nos proporcionou com água o ano todo. Ele fica localizado a 20 km da área urbana do município de Monsenhor Gil. A água nesse balneário vem de uma nascente próxima e, por isso, é cristalina. Ao redor de todo o balneário, muitas palmeiras completam o cenário. E para aproveitar ainda mais, também próximo tem um restaurante bem rústico que vende comidas caseiras. Saiba mais sobre esse atrativo em Balneário Três Riachos, uma beleza para se refrescar o ano todo no Piauí.

#Riacho Sucavão

O riacho Sucavão lembra uma espécie de cânion. Assim como o balneário Francisco Henrique de Holanda, o Sucavão também está no município de Paquetá do Piauí, só que em uma área rural, mas de fácil acesso. Formações rochosas de uma margem e outra formam uma passagem não tão larga que é por onde as águas passam formando o riacho Sucavão. A água por essa passagem muitas vezes assume uma cor azulada. É um espetáculo! Para saber mais, veja aqui.

#Balneário Vale dos Sonhos

Também próximo de Teresina, o balneário Vale dos Sonhos fica no município de União. Localizado em uma propriedade privada, o Vale dos Sonhos une natureza e atrativos para se divertir, como passeio de caiaque, passeio de corda pelas águas, acampamento e trilha. O Balneário destaca-se também por sua piscina de água natural banhada por corredeiras e com uma vegetação e clima que misturam caatinga e um pouco do que se vê na Amazônia. Saiba mais sobre ele e como chegar em Balneário Vale dos Sonhos une esporte, lazer e descanso.

#Barragem do Bezerro

Esse atrativo é famoso no norte do Estado. Localizada no município de José de Freitas, a barragem do Bezerro é bastante frequentada, principalmente pela sua proximidade com Teresina. Um enorme açude é a atração principal, fazendo a alegria dos turistas. A composição da barragem ganha ainda mais beleza com o grande campo aberto nos arredores, com partes com bastante verde no chão e arborizada e áreas planas. Na barragem do Bezerro você pode ficar dentro da água se refrescando, ou andar de jet-ski, ou pescar ou ainda aproveitar ao redor nas muitas barracas de bares e restaurantes. Para saber mais, clique aqui.

#Rio Longá

O rio Longá, em Barras, é um atrativo e tanto, ainda mais nesse período. “Banhar” pelas águas dele é uma ótima experiência. Já nas duas margens do rio ainda tem barraquinha com bar e restaurante, onde você pode ficar pegando uma brisa, tomando uma cerveja gelada e comer uma piaba frita(peixe) ou outros tipos de comidas. Saiba mais em Rio Longá, em Barras, é atração turística o ano todo.

#Balneário Santa Rosa

Assim como a barragem Mesa de Pedra, o balneário Santa Rosa está localizado em Valença do Piauí, somente a 6 km do centro desse município. O Santa Rosa é daqueles lugares em que um pouco do urbano convive harmoniosamente com a natureza. Uma enorme “piscina” de água natura, transparente e limpa é bastante convidativa, além de ser o atrativo principal do local. Estruturas para acomodar turistas e muito verde ao redor também compõem a ambientação. Ficou com vontade de se refrescar no Santa Rosa? Saiba mais clicando aqui.

#Poço Azul

Bastante conhecido e perto de Teresina, o Poço Azul fica em Monsenhor Gil, assim como o balneário Três Riachos. As águas do poço são realmente azuis e cristalinas. Quem fica na “beirinha” do poço tem boa visibilidade de toda a profundidade e vê nitidamente o que está no fundo da água. Além disso, ao redor há uma estrutura com bar, o que não tira toda o refúgio e contato com a natureza que o Poço Azul proporciona. Para saber sobre tudo isso e muito mais, veja em Poço Azul em Monsenhor Gil: um paraíso pertinho de Teresina.

#Cânion do rio Poti

O Cânion do rio Poti é um paraíso no meio do sertão nordestino que reúne, em um só lugar, rio, pedras, cachoeiras, fendas geológicas, fauna, flora, arte rupestre e pontos para aventuras radicais. Ele está localizado no município de Buriti dos Montes, mas é por meio de Castelo do Piauí o seu acesso. E para quem não sabe, é justamente nesse período do ano, entre julho e dezembro, que é a melhor época para desbravar todas as maravilhas do Cânion do rio Poti. Para saber todos os detalhes sobre, bem como onde comer, onde se hospedar, como chegar, é só clicar aqui.

Gostou de nossas dicas? Qual desses vai ser o seu destino no próximo fim de semana? De norte a sul do Piauí, sempre tem algum lugar mais perto de você para se refrescar desse nosso famoso BR-O-BRÓ. 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório