Visite a barragem Mesa de Pedra no município de Valença do Piauí

há 1 ano

Visite a barragem Mesa de Pedra no município de Valença do Piauí

Créditos: Conheça o Piauí

A união da natureza com uma interferência saudável da ação humana resultou em um ambiente que traz admiração, lazer e utilidade. Apresentamos para você a Barragem Mesa de Pedra, que fica no município de Valença do Piauí.

Esse local recebe milhares de pessoas do município e demais partes do Estado, que vão na barragem apreciar toda a imensidão de água e os atrativos que têm ao redor, além dos que se beneficiam diretamente com a represa.  

Para que você conheça mais sobre a barragem Mesa de Pedra, nós do Conheça o Piauí mostramos aqui onde fica, como é o acesso, como é a barragem e o que fazer por lá.

#Localização e acesso até a barragem

A barragem Mesa de Pedra fica a 35 km da área urbana de Valença, no sentido Teresina. O acesso até ela é fácil e se dá pela BR-316. Depois, você percorre certo trecho de estrada de chão 4,5 km de estrada de piçarra. 

Valença do Piauí está a 223 km ao sul de Teresina. Com uma população de cerca de 20.906 habitantes, o município tem em sua vegetação a predominância de campo cerrado e cerradão e o clima com características tropicais e semiáridas.

A cidade tem na sua hidrografia um grande potencial. Ela conta com água em abundância por meio do rio do Sambito, dos riachos Areia e Serra Negra e, claro, da barragem Mesa de Pedra.

#Como é a barragem Mesa de Pedra

Criada em 2001, a barragem Mesa de Pedra é um lago artificial que tem capacidade de aproximadamente 56 milhões de metros cúbicos de água.

Com a retenção e disponibilidade de água, a barragem Mesa de Pedra é de grande utilidade e benefício para famílias da região.

Por meio dela, há o abastecimento de água para região de Valença, a irrigação de áreas para a agricultura, e também projetos de piscicultura em tanques-redes, que propiciam o fomento de ações para pescadores e pequenos produtores, beneficiando assim muitas famílias. 

Além de tudo isso, a barragem também é um excelente atrativo turístico, tanto pela beleza que proporciona com forte descida da água, como também pelas partes propícias para o banho no sangramento e para a pesca.

A Mesa de Pedra também é uma das barragens do Nordeste que conta com sistema de monitoramento de segurança, com a transmissão automática das informações sobre o volume de água, via aplicativo de celular, para a Agência Nacional de Águas(ANA),

#O que fazer na barragem

Além de se refrescar nas águas e assistir ao pôr do sol, ao redor da Mesa de Pedra há vários bares e restaurantes, onde você pode chegar e comer um peixe assado ou tomar uma água de coco, encontrar amigos, socializar.

Muitos visitantes também levam suas próprias barraquinhas e montam nas margens da barragem, aproveitando todo o cenário e o ar fresco proporcionado pela vegetação e dos pingos d’água que chegam até a margem.

Assim como o rio Longá em Barras, na barragem Mesa de Pedra tem água o ano todo, por isso, você pode ir em qualquer época, ainda mais no chamado br-o-bró, quando as temperaturas aumentam e um bom banho faz bastante falta.  

Já no período chuvoso, que é de janeiro até maio, a barragem “sangra" e vira um lindo espetáculo de encher os olhos.

Caso queria aproveitar essa opção turística, pode se hospedar em Valença. A cidade tem pousadas, além de restaurantes.
 
Ficou com vontade de apreciar tudo que a barragem Mesa de Pedra proporciona? Quando for, não esqueça de contar para a gente o que achou. 


 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório