Visite a Campeira, a cachoeira mais próxima de Teresina

há 1 ano

Visite a Campeira, a cachoeira mais próxima de Teresina

Créditos: Conheça o Piauí

Se você mora em Teresina, ou nos arredores ou já tenha ido só visitar a capital piauiense, sem dúvida quando perguntou ou pensou em alguma cachoeira para se refrescar, a resposta foi unânime: cachoeira da Campeira.

Por ser a mais próxima de Teresina, a Campeira é um dos destinos mais lembrados, conhecidos e visitados por quem gosta desse tipo de ponto turístico. E como não poderia deixar de ser, o Conheça o Piauí esteve até lá e trouxe aqui todos os detalhes para você.

#Onde fica localizada

A cachoeira da Campeira está a apenas 65 km de Teresina. Ela fica localizada no município de Alto Longá, a cerca de 10 km da área urbana dessa cidade, e a entrada que dá acesso a ela está a apenas 30 km de Altos.

Quem vai para a cachoeira da Campeira, saindo de Teresina, terá que passar pelo município de Altos. Fazendo parte da região metropolitana de Teresina, Altos possui cerca de 39.975 habitantes e tem a economia movida principalmente pelo comércio.  Na parte cultural, o município possui grandes festividades que atraem pessoas de todo o Piauí, como é o caso dos festejos de São José, padroeiro da cidade.  

Já com relação ao turismo, ele é presente na região com a predominância do Ecoturismo, devido ao município contar com riachos com piscinas naturais, serras e florestas. Assim como em Teresina, como você pode ver clicando AQUInas imediações de Altos também há uma floresta Fóssil, com a presença de troncos fossilizados de mais de 230 milhões de anos. Esses fósseis ficam nas localidades rurais da Gameleira, Serra do Gustavo (também conhecida como Boqueirão do Brejo) e Barrinha.

Outra grande atração na cidade é a Floresta Nacional dos Palmares, unidade de conservação ambiental federal administrada pelo IBAMA.  Por também contar com serras e trilhas muito boas, Altos também é um ótimo lugar para a prática de esportes radicais, principalmente para os trilheiros, ‘rallyzeiros’.

Localizado no norte do Piauí e fazendo parte da microrregião de Campo Maior, Alto Longá fica a 80 km de Teresina e é onde fica localizada a cachoeira da Campeira. De acordo com o último censo, a cidade possui apenas 13.612 habitantes

Mas o que tem de pequena, Alto Longá é grande em tradição religiosa, histórica, cultural e riquezas naturais. Inclusive, um lugar bastante visitado na cidade é o Museu do Vaqueiro casa Antônio Cabral. Vale a pena conferir as relíquias de raízes bem nordestinas.

Dentre sua vegetação, em Alto Longá há o destaque da transição cerrado-caatinga e, ainda, importantes rios a compõem de alguma forma, como o Longá, Gameleira, Arara, Croatá, Galcinha e Poti.

#Como é a Cachoeira da Campeira

De já, vale ressaltar: o acesso até a campeira é fácil. Você consegue chegar de automóvel até bem próximo. Depois é só descer alguns degraus por uma trilha bem curta, mas nada complicado.

Quem chega na cachoeira se depara com diversos espaços que podem ser desbravados e aproveitados, a maioria separados por várias formações rochosas de altura que dá para serem alcançadas. Em alguns pontos elas formam o que parece até ser arquibancadas que, durante o período chuvoso, as águas descem pelos “degraus” formando pequenas cascatas.

Em um desses espaços está a queda d’água. Ela tem 5 metros de altura e desce pelas rochas em um ambiente que parece uma gruta, com as rochas de um lado quase se encontrando com as do outro lado. É relativamente fácil chegar até ela e ficar debaixo recebendo quase uma hidromassagem na descida da água.

#O que fazer na Campeira

A queda d’água não corre o ano todo, somente no período chuvoso, entre janeiro e início de maio. Mas a Campeira vale a viagem em qualquer período, pois ela ainda tem piscinas naturais que se formam em diversos pontos e se estendem pela área total e durante todo o ano, mesmo que em quantidade menor de água, formando partes mais rasas e outras mais profundas.

Nessas mais rasas é o ponto ideal para a criançada se refrescar e se divertir mergulhando junto com os peixinhos e toda a transparência da água. Já nas mais fundas, você pode saltar das várias formações rochosas e dar aquele mergulho maravilhoso. Mas claro, com os cuidados que em todo lugar dessa natureza requer.

Ao longo de toda a parte das piscinas naturais, as rochas formam algo que parece gruta, cavernas, pontos em que os visitantes podem tomar aquele banho na sombra, mas em uma água nada fria, no ponto certo para ficar imerso nela.

Ao redor de toda a campeira, você pode subir pelas pedras e encontrar terrenos planos e seus caminhos com bastante área verde, onde você pode passear, fazer uma trilha, curtir o ar puro. E quem quiser acampar, a Campeira tem muito espaço para isso.

A cachoeira da Campeira não tem nenhum tipo de estrutura e nem sinal de celular. Se quiser passar o dia todo lá com sua família ou amigos, leve alimentos, água e o que mais for necessário. Só não esqueça de levar de volta o lixo produzido e descartá-lo em seu devido lugar. A Campeira, por ser bastante visitada, infelizmente sofre da relação nada saudável do ser humano com a natureza, muitos visitantes deixando lixo no local.

#Para toda a família

A cachoeira da Campeira é um daqueles ambiente para toda a família. É seguro, com diversos espaços para todas as idades, além de ser de fácil acesso e com entrada gratuita.

 

E então, partiu Campeira?

Acesse este link com o GUIA COMO CHEGAR ATÉ A CACHOEIRA DA CAMPEIRA e boa viagem! 

1 comentário Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

Usuário

Jurandi Carvalho • há 3 meses

Sou piauiense, e não conheço essas maravilhas!


CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório