Museu do Automóvel de Floriano, o único do Piauí com carros antigos

há 2 meses

Museu do Automóvel de Floriano, o único do Piauí com carros antigos

Créditos: Nicolas Barbosa

Se você é apaixonado ou apaixonada pelo universo de automóveis, dos antigos, não precisa ir tão longe e nem para uma grande metrópole para apreciar alguns exemplares de suas paixões. Temos um lugar, no interior do Piauí, que te fará encher os olhos: o Museu do Automóvel de Floriano.

Floriano, município piauiense que fica a 253 km de Teresina e onde já mostramos aqui alguns roteiros, como o religioso para se fazer por lá, abriga esse que é o único museu no Piauí com carros antigos. Sabia dessa?!

E mesmo que você não tenha todo esse fascínio por carros, não tem como não visitar, viver essa experiência e fazer essa viagem no tempo em meio às quatro rodas.

Por isso, vem com a gente do Conheça o Piauí saber tudo sobre o Museu do Automóvel de Floriano, mais uma dica de roteiro para se fazer por aqui.

#Como se deu a formação do Museu do Automóvel

Antes de mais nada, é preciso voltar no século. Você deve ter achado aí curioso que o único museu de carro antigo do Piauí tem é no interior e não na capital, não é mesmo!

Pois é, a história nos conta que os primeiros carros que chegaram em Floriano foram em 1915, antes mesmo de chegar em Teresina. Interessante, né?!

Esses automóveis eram dos engenheiros da companhia que era responsável pela construção da estrada Floriano-Oeiras. Ela foi a primeira estrada federal no Piauí e tinha seu ponto principal ou “sede”, digamos assim, em Floriano.

Ao longo do tempo mais carros chegaram na cidade até que, em 1920, o industrial Teodoro Sobral chegou no município com seu carro também e, junto com ele, uma paixão por quatro rodas que passaria de geração para geração de sua família.  

Fotos antigas de Floriamo no acervo da família Sobral

E o atual Museu do Automóvel de Floriano nasceu de tudo isso. O local pertence a Teodoro Ferreira Sobral Neto, um entusiasta de carros antigos e também sócio do Clube de Veículos Antigos de Brasília.

Inclusive, o Museu do Automóvel de Floriano é vinculado ao Veteran Car Clube do Brasil, o primeiro clube de carros antigos do país e que fica em São Paulo.

A iniciativa, por mais que seja privada, é aberta ao público gratuitamente, sendo assim um dos atrativos turísticos de Floriano e uma representação de que esse entusiasmo pelos carros seja também vivido coletivamente e que seja uma vivência popular!

#Como é o Museu do Automóvel de Floriano

O Museu do Automóvel de Floriano é uma espécie de galpão de 800 m² onde estão expostos, organizadamente e cuidadosamente, 25 carros e 8 motocicletas. É, tem duas rodas também, viu!

Andar por esse espaço é puro deleite! Dentre os automóveis você encontra modelos Maverick, Galaxy, Simca Jangada, Chevrolet Bel Air de 57, fuscas, além de caminhões antigos da marca Mercedes.  

O museu conta ainda com um acervo com muitas fotos de veículos, revistas especializadas e vários acessórios.

Vale destacar também que toda essa exposição de carros tem sido aumentada, com o proprietário adquirindo mais belos exemplares do automobilismo para sua coleção.

E, claro, todos nós que amamos viajar e conhecer novos mundos agradecemos por isso!

#Dias, horários de visita e contato

O Museu do Automóvel de Floriano está localizado no sítio Jacylândia, no bairro Meladão, bem próximo ao shopping na cidade. É bem localizado e de fácil acesso.

O local tem entrada gratuita e abre para visitação aos sábados, de 09h às 13h. No entanto, com toda aquela hospitalidade inerente ao Piauí, o proprietário Teodoro dá sempre um jeitinho para quem não pode ir aos sábados. É só entrar em contato com ele pelo telefone (89) 99985-1300.

E é também por ele que você é recebido ao chegar no museu, mostrando para você tudo o que existe no local, explicando sobre os automóveis e tudo o mais que faz dessa visita ser uma jornada incrível, educativa e histórica.
 
Olha, deu vontade de sair por aí pela estrada em uma dessas preciosidades! E você, já tinha ouvido falar nesse museu? Gostou de nossa dica? Não deixe de conhecer o Museu do Automóvel de Floriano!
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório