Visite o Museu Ozildo Albano, um importante acervo histórico em Picos

há 8 meses

Visite o Museu Ozildo Albano, um importante acervo histórico em Picos

Créditos: Conheça o Piauí

Quem viaja quer conhecer também a cultura, a história e novas percepções sobre a cidade ou região em que se está ou vai. E os museus são locais que cumprem bem esse papel, fazendo com que você possa unir lazer com a absorção de conhecimento.

Pelo Piauí há vários museus por todo o estado e das mais diversas finalidades, como o Museu do Homem Americano e Museu da Natureza, que ficam no Parque Nacional Serra da Capivara, e o Monumento da Batalha de Jenipapo, em Campo Maior.

E em Picos, município que fica a 322 km de Teresina, há também um desses excelentes atrativos. É o museu Ozildo Albano, que compõe o acervo histórico e cultural relacionado ao Vale do Guaribas.

O Vale do Guaribas é um território piauiense que compreende 23 municípios do oeste e sul do Piauí, incluindo também Paquetá do Piauí, onde tem o riacho do Sucavão, e Picos, que é a principal cidade.

Para saber mais sobre esse museu em Picos, sua importância e o que tem nele, nós do Conheça o Piauí mostraremos aqui todos esses detalhes para que você possa incluir em seu roteiro e deixar a sua viagem ainda mais completa.

#A fundação do Museu Ozildo Albano

A história de fundação se confunde com a história de quem dá nome a esse museu, que foi criado em 1968 por iniciativa do colecionador Ozildo Albano.

Nascido na cidade de Picos, José Albano de Macedo, o Ozildo Albano, foi um professor, historiador e juiz de Direito e que se voltou para as inovações culturais de sua cidade.

Durante sua vida escolar, ele liderou movimentos estudantis, tendo implantado um jornal em Picos, o Flâmula, causando admiração na população local. Na carreira universitária, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, onde foi presidente da Casa do Estudante, época em que iniciou também sua carreira como professor.

Já estando em Picos, Ozildo Albano conseguiu juntar peças, documentos, livros e objetos significativos da história local. E assim nasceu um museu em sua própria casa, o Museu-Biblioteca Capitão-mor João Gomes Caminha, que hoje é o Museu Ozildo Albano. Ele fica localizado na sede do antigo Grupo Escolar Coelho Rodrigues, na Praça Josino Ferreira, nº 404, no centro de Picos. 

#O que tem nesse museu

O Museu Ozildo Albano, que está inscrito no Cadastro Nacional dos Museus do Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN), guarda acervo, pesquisa e valorização do patrimônio histórico do Vale do Rio Guaribas. 

Nele você encontra peças de arte sacra, como oratórios, iconografias de santos, cálice, ostensório e dentre outros que foram doados por famílias e por antigas igrejas.

Além disso, o museu Ozildo Albano também abriga uma diversidade de artefatos arqueológicos, além de telas de artistas da região,  a chave simbólica da cidade de picos, instrumentos musicais antigos, projetos de películas, dentre outros objetos que representa bem a cultura regional.  

Tudo isso está por conta da curadoria de Albano Silva e Maria da Conceição Silva Albano, que são irmãos de Ozildo Albano.

#Como o Ozildo Albano é mantido

O museu é mantido pela Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano(AAMOA), que é sem fins lucrativos, e pela fundação Cultural do Piauí. O Estado foi quem assumiu a guarda e a preservação do acervo e também reformou e restaurou a edificação. Além dessas duas instituições, a manutenção do museu também conta com o apoio da prefeitura Municipal de Picos. 

Para quem quiser ser sócio, fazendo parte da associação de amigos do museu, é preciso procurar a AAMOA, realizar o cadastro de filiação e contribuir, mensalmente, com o valor mínimo de R5,00.

#Horário de funcionamento

Os dias e horários para visitar o museu Ozildo Albano é às terças e sextas, de 08h às 16h30, e aos sábados e domingos, de 08h às 11h30. Caso queria levar uma turma de estudantes ou um outro grupo maior, pode entrar em contato com a professora Maria dos Remédios de Moura Albano, que é sobrinha do fundador e uma das diretoras do museu. O telefone dela para contato é o (89)99974-1784.

Instigante, não é mesmo? Então já sabe, para fazer de sua viagem uma experiência mais completa quando for pela região de Picos, o museu Ozildo Albano é parada obrigatória. 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório