Visite o Riacho das Iningas, mais uma beleza natural em União

há 11 meses

Visite o Riacho das Iningas, mais uma beleza natural em União

Créditos: Conheça o Piauí

Sombra e água fresca, quem é que não quer, não é mesmo! Se você quer e tem precisado merecidamente de um dia regado a isso, o Riacho das Iningas mostra que, pelo menos aqui, querer é poder.

De fácil acesso e sem precisar pagar nada para aproveitar, esse ponto turístico natural fica também localizado na zona rural de União, município a 56 Km da capital Teresina, no mesmo caminho que é feito para chegar à Cachoeira da Formosa. VEJA AQUI todo o trajeto. 

#Como é o riacho das Iningas

O Riacho das Iningas é uma daquelas gratas surpresas que se encontra no meio de um trajeto que tem como destino final um lugar mais conhecido, no caso aqui, a cachoeira da Formosa. O riacho fica apenas aproximadamente a 1.000 metros dela.

Sem pretensão alguma, o riacho surge em meio às estradas de terra e enche de vida quem está pelo caminho. Mas é um local que dá perfeitamente para ser seu destino final.

Riacho das Iningas
Riaho das Iningas, proximo a ponte da estrada que dá acesso a cachoeira da Formosa

Ao sair da ponte, o cenário é este: água cristalina em meios às pedras, corredeiras,  grandes árvores que proporcionam sombra o dia todo compõem as Iningas. É daqueles lugares para desembarcar por um dia e deixar o corpo e mente em estado de leveza.

As águas do riacho correm o ano todo, por isso, qualquer dia e qualquer hora é momento para ir até lá. O fluxo de água diminui um pouco durante o período mais seco na região, mas o riacho continua perene e não perde seu encanto.

#O turismo no local

Além de se deliciar pelas águas, para o local dá perfeitamente para ir com toda a família. Por contar com pedras pelas águas, é preciso ter certo cuidado com algumas mais escorregadias e, claro, com a criançada. Mas nada perigoso! Pode aproveitar sem medo.

O ambiente ainda conta com um estabelecimento que vende bebida e comida, o chamado Bar do Bala. Mas calma, esse nome tem uma boa explicação!

O bar é assim chamado porque o pai do dono do estabelecimento era jogador de futebol e daqueles que corria bastante em campo. Como num bom piauiês, corria “feito bala”. E assim ficou esse codinome no bar e também na família inteira. Tem a Maria Bala, o Antônio Bala, Raimundo Bala, Nonato Bala e muitos outros balas na família.

Assista ao Vídeo
Assista ao Vídeo

Conheça o Piauí: riacho das iningas

O riacho das iningas que fica no cominho da cachoeira da formosa, na região de União, possui água cristalina e grandes árvores que proporcionam sombra e água...

#O riacho tem uma surpresa

E o que não falta é o que aproveitar no Riacho das Iningas. O riacho ainda revela uma surpresa para os visitantes. Saindo da ponte e subindo pelo riacho, é possível se deparar com uma trilha, sem grandes dificuldades, que leva em direção a uma pequena cascata.

Corredeiras do Riacho das Iningas
Corredeiras do Riacho das Iningas

E olha, vale muito a pena! Ouvir o barulho da água caindo, mesmo que de uma queda menor, já dá para voltar para sua casa com a energia renovada e pronto para qualquer coisa. Opa, voltar para casa não! Logo depois do Riacho das Iningas é a cachoeira da Formosa e mais a frente o Balneário Vale dos Sonhos. Aproveite o que também de melhor a natureza da cidade de União tem a oferecer.

E então, preparados para embarcar nessa? Conta para o Conheça o Piauí a sua experiência.

Até a próxima parada!

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório