Visite o temático Sítio Buritizinho no município de Pedro II

há 8 meses

Visite o temático Sítio Buritizinho no município de Pedro II

Créditos: Conheça o Piauí

Imagina fazer um passeio cultural na zona rural nos moldes bem históricos! No sítio Buritizinho isso é possível! Como o próprio nome diz, o local é realmente um sítio, só que bem temático.

Como assim temático? Vem com o Conheça o Piauí que a gente te conta tudo sobre mais esse atrativo turístico de Pedro II, a bela cidade serrana que abriga cachoeira do Urubu-Rei, Salto Liso, Sítio Arqueológico da Torre e o Buritizinho também.

#Localização e acesso

Para chegar até o sítio Buritizinho são 15 minutos percorridos de carro. O acesso até ele se dá por meio de uma estrada de piçarra, e acessível.

#A história do sítio Buritizinho

O sítio existe desde 1936. Na propriedade se deu a formação da família Sotero Marques Viana, cujos patriarcas criaram 12 filhos.

Na época, o sustento da família era por meio da agricultura. Com o passar do tempo, a partir do ano de 1983, a família Sotero começou a promover atividades culturais que até hoje são tradição na região e com a cultura da roça.


 
Missa dos Vaqueiros, matinês, forró da Latada, comercialização de caldo de cana, beiju, e ainda festa com forró durante o período do Festival de Inverno de Pedro II são algumas atividades realizadas pelos donos do sítio Buritizinho.
 
#O que encontrar e fazer no sítio Buritizinho
 
Visitar o Buritizinho é um programa que vale muito a pena. Só em estar numa atmosfera bem bucólica já vale o passeio. Só que tem muito mais!

No sítio você encontra um engenho de cana bem original, puxado a boi, onde se vê o preparo da rapadura; tem uma Casa de Farinha, espaço onde são feitas as farinhadas e preparado um delicioso beiju, feito de goma e coco babaçu ralado; também você encontra plantios e ainda criações de animais.

A visita ainda pode ser fortalecida com a degustação de caldo de cana, doces, sucos de frutas que são produzidas no sítio e, claro, a deliciosa culinária da Cozinha Sabor da Roça, com pratos típicos que inclui a leitoa a pururuca, capão, carne de sol e aquela cerveja geladinha.



Em toda a área que está localizado o sítio Buritizinho é possível ainda ver plantas do cerrado e da caatinga, como a imponência do angico branco, a beleza do pau d’arco amarelo, o Jatobá e outras espécies mais.
 


E então, o que achou dessa dica? Quando for em Pedro II, não deixe de visitar o sítio Buritizinho. Está de portas abertas para você.
 
 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório