Visite uma das cachoeiras mais famosas do Piauí, a cachoeira do Tingidor

há 11 meses

Visite uma das cachoeiras mais famosas do Piauí, a cachoeira do Tingidor

Créditos: Conheça o Piauí

Junto com a Campeira, uma outra cachoeira é uma das mais conhecidas no Piauí e famosa até nacionalmente, tendo já sido listada em site nacional como uma das 10 mais incríveis cachoeiras do Nordeste brasileiro, como você pode ver AQUI. Já sabe qual é? Se você lembrou da cachoeira do Tingidor, acertou em cheio!

Localizada no município de Juazeiro do Piauí, terra também que é uma das portas de entrada para o Cânion do rio Potiabrigando o chamado médio Cânion, a cachoeira do Tingidor também já foi tema de reportagem de equipe de TV do Japão, que esteve em terras piauienses para gravar sobre o tema central, que seria o cânion.

E por que tão reconhecida? O Conheça o Piauí mostra aqui os detalhes que fazem do Tingidor ser tudo isso e muito mais.

Assista ao Vídeo
Assista ao Vídeo

Conheça o Piauí: Cachoeira do Tingidor

A Cachoeira do Tingidor, localizada em Juazeiro do Piauí, já foi eleita uma das 10 mais inscríveis do Nordeste e pauta de resportagem internacional. Basta co...


 #QUAL A LOCALIZAÇÃO ESPECÍFICA
 
A cachoeira do Tingidor fica em Juazeiro do Piauí, município a 163 km de Teresina. Ela está localizada, mais precisamente, a 2 km da área urbana de Juazeiro, na localidade Pedreiras, dentro de uma propriedade particular e de preservação. Chegando nesse local, você fará uma caminhada por uma trilha ecológica de aproximadamente 900 metros até chegar na cachoeira.


 
Essa trilha é de fácil acesso e muito bela. A caminhada dura cerca de 20 minutos até chegar ao seu destino, mas um tempo que nem é perceptível pelo fato de o caminho ser plano, com partes com gramas, outras com bastante pedras que já formam pequeninas cascatas, dando aquele gostinho do que encontrará na frente.

Paisagem que também se encontra pelo caminho até a cachoeira do Tingidor

A equipe de viagens do Conheça o Piauí esteve lá para trazer todo o trajeto para você. Confira AQUI no Guia de Como Chegar na Cachoeira do Tingidor. 
 
#COMO É A CACHOEIRA DO TINGIDOR
 
Antes de mais nada, por que esse nome? Tingidor se deve à tonalidade forte das rochas, que deixa a água que desce por elas com certa cor, às vezes azulada. A cachoeira fica bem na encosta do rio Poti e é formada pelas águas de um açude que fica dentro da cidade.

Do alto da queda d'água da cachoeira do Tingidor

A queda d’água, que é bem alta, forma diversas outras cascatas menores. Inclusive, ficar debaixo dessas cascatas é um verdadeiro contato íntimo com a natureza e com um total descanso da mente e do corpo. Além disso, forma ainda um riacho que percorre por quase todo a área da cachoeira. 

A cachoeira não é perene, ou seja, a queda d´água não dura o ano todo, sendo a melhor época para visitar é no chamado período chuvoso, de janeiro até início de maio.
 
Como o Tingidor pertença a uma propriedade particular, o  que antes a entrada era permitida gratuitamente, agora é necessário que a visita seja feita mediante ofício a junto ao Ibama ou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. 
 
#O TURISMO NO TINGIDOR
 
A cachoeira do Tingidor, apesar de ser bastante visitada, é o ambiente para você se desconectar dos dias intensos de trabalho, estudos ou qualquer outra rotina. É adequada também para toda a família.
 
No entanto, é importante destacar que no local não tem qualquer estrutura, é somente a natureza e toda a sua autoridade. O que já basta! Por isso, leve sua água ou alimentos, mas sempre lembrando de levar seu saquinho para colocar os restos de comida nele e levar de volta para a cidade para ser jogado em devido lugar de lixo.

Mas caso queira estar na cachoeira para se refrescar, somente em uma parte do dia, e depois retornar, uma boa parada para almoço é no restaurante do Sr. Geraldo, em Juazeiro. O local tem uma comida caseira saborosa, o chamado prato feito(PF), que só custa o valor de R$15,00.  O ambiente também conta com wi-fi liberado para os clientes.

Ficou com vontade de conhecer a cachoeira do Tingidor? O Conheça o Piauí leva você até lá. Acesso o nosso Guia Como Chegar na Cachoeira do Tingidor e boa viagem!
 

 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório