Xique-Xique, a Associação Artesanal de Pedro II com talento de fortes mulheres

há 8 meses

Xique-Xique, a Associação Artesanal de Pedro II com talento de fortes mulheres

Créditos: Conheça o Piauí

 
Xique-Xique é um tipo de planta típica da caatinga, é uma espécie de cacto que serve até mesmo de alimento para animais. Mas também é o nome de uma associação, a Associação Artesanal Xique-Xique, em Pedro II.

Toda a força dessa planta que resiste ao ambiente semiárido foi o nome escolhido para representar essa associação que é feita de mulheres artesãs fortes e talentosas que mostram o melhor do artesanato de Pedro II.

Por que visitar a Associação Xique-Xique? Nós do Conheça o Piauí vamos mostrar aqui.

#Como surgiu a Xique-Xique

A Associação Artesanal Xique-Xique foi criada em 1990 com o objetivo de expandir o mercado de artesanato. O local organiza, reúne e fortalece o trabalho dedicado de mulheres artesãs de Pedro II.

A Xique-Xique conta com 25 artesãs que produzem diversas peças que agregam a tradição e identidade cultural de Pedro II, comercializam localmente e exportam para outras partes do Brasil e também do mundo. A associação, inclusive, tem parceria comercial com a Alemanha.

#O que encontrar na Associação Xique-Xique

As mãos macias e resistentes produzem redes, colchas, bolsas, jogos americanos, caminhos de mesa, mochilas, sacolas de viagem, toalhas, dentre outros. 

Todo o processo de produção das peças tem como foco as tradições locais de tecelagem e ainda pontos bem característicos da região, como o “olho-de-pombo”, o “tapeueuirana” e o “catado”.
A Associação Xique-Xique é composta por três grupos. Tem o grupo Santa Fé, que fica na área urbana de Pedro II e é onde está a parte administrativa e comercial. E tem ainda o São João e Barroca, que ficam na zona rural.

De acordo com informações do ArteSol, esses grupos têm toda uma unidade de produção, mas também possuem certa autonomia para escolher temas que vão ser utilizados nas peças pela tecelagem, além dos pontos que vão ser usados também.

Tem cada peça linda que dá vontade de levar tudo! Riqueza nos detalhes, dedicação, talento e trabalho minucioso fazem da Associação Artesanal Xique-Xique ser um lugar que vale a pena conhecer e valorizar. 

 

0 comentários Realize o login ou cadastre-se, e entre na conversa !
Usuário

CONHEÇA MAIS:

Enviar
Inscreva-se e receba e-mails com os últimos destinos de viagem do Conheça o Piauí
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório